Teoria estrutalista

489 palavras 2 páginas
Teoria ESTRUTUALISTA
Esse modelo é tipico de sistema fechado, e fundamentado em uma “teoria da máquina” muito além do modelo burocrático,introduzindo o conceito de sistema aberto no estudo. Os estruturalistas criaram várias tipologias de organizações e análises a melhor compreensão do fenômeno organizacional,a inovação e a mudanças trazem conflitos dentro das organizações,conflitos é um sinal de vitalidade,sinal de idéias e atitudes diferentes. A teoria Estrutuaralista representa um período de intensa transição e expansão nos territórios da TGA.

Enfase nas pessoas
É a fase em que administrar esta terceira abordagem da TGA foi uma reação á abordagem mecaniscista e rigida da Teoria Clássica e da Teoria da Burocracia,enfatizar as pessoas dentro das empresas,e pode ser desdobrada em duas escolas ou teorias: a Escola Relações Humanas e a Teoria Comportamental.
A primeira corrente da abordagem humanistica teve em Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947) seus principios precursores da abordagem mais democratica surgiu como uma teoria de oposição combate á Teoria Clássica.Disposta a democratizar e humanizar a administração das empresas e fortalecer e reforçar seus pontos de vista,negou ou omitiu todos os conceitos desenvolvidos e afirmados pela Teoria Classica para substituir-los por outros conceitos desenvolvidos a partir da Psicologia e Sociologia Industriais,tais como organização informal,motivação,comunicação,liderança,incentivos sociais,dinâmica de grupo etc.
Contudo,esta teoria apresenta apenas conclusões parciais,omitindo variáveis importantes abordadas pelos clássicos e utilizando uma abordagem francamente demogógica e manipulativa levaram a Escola das Relações Humanas ao descrédito,principalmente por valorizar simbolos baratos e relegar a um plano secundário as recompensas salariais e por tentar esconder duas lógicas diferentes.

Abordagem manipulativa
Nesta abordagem prevalece ainda o homem é um instrumento a ser usado pela organização apesar

Relacionados

  • Pensamento sistemico
    1335 palavras | 6 páginas