Teoria economica de Keynes

Páginas: 6 (1355 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014

A Teoria Econômica de Keynes
 
1. uma teoria geral
 
A teoria de Keynes se ocupa de todos os níveis do emprego, em contraste com a que ele denomina a teoria econômica clássica, que se limita ao caso especial do pleno emprego. O objetivo dela é explicar o que é que determina o volume de emprego em um momento dado, seja o pleno emprego, desemprego amplo ou algum nível intermediário.
Keynesintenta demonstrar que a situação normal do capitalismo do laissez faire em seu estádio atual de desenvolvimento é uma situação flutuante da atividade econômica que pode percorrer toda a gama que vai do pleno emprego até o desemprego total. Outro aspecto geral da teoria geral é que ela explica a inflação com a mesma facilidade que o desemprego, já que ambos dependem fundamentalmente do volume daprocura efetiva. Quando a procura é deficiente gera-se o desemprego, e quando a procura é excessiva produz-se inflação.
Os conceitos básicos da teoria de Keynes são os volumes agregados de emprego, de rendimento nacional, de produção nacional, de oferta agregada, de procura agregada, de consumo social agregado, de investimento social agregado e de poupança social agregada. As relações entre asmercadorias isoladas, expressas em termos de preços e valores individuais, que constituem o objetivo principal da teoria de Keynes, mas são subsidiárias com respeito aos conceitos gerais de conjunto de emprego, renda, etc.
 
2. A Teoria de uma economia monetária
 
            O dinheiro desempenha três funções: a de meio de troca, a de unidade de conta, e a de reserva de valor. A função deacumular valor é a mais importante para a economia monetária que caracteriza Keynes. Os que possuem mais renda e riqueza do que consomem habitualmente podem acumular o excesso de várias formas, entre as quais se contam: entesourar dinheiro, emprestar dinheiro e inverte-lo em algum tipo de bem capital. Se optam por acumular sua riqueza, na forma de dinheiro, não obtêm rendimentos; se emprestam dinheirorecebem juros; e se adquirem um investimento de capital esperar tirar proveito. Existe uma explicação especial de porque as pessoas preferem guardar dinheiro, os possuidores de dinheiro gozam de um tipo de segurança que não desfrutam os possuidores de outras espécies de riqueza.
           
3. Juros como prêmio para não entesourar dinheiro
 
            Havia um desejo por parte dos possuidoresde riqueza em acumular dinheiro, por causa dos riscos que corriam ao emprestá-lo. Isso foi modificado com o surgimento de um "prêmio", no caso, os juros.
             Eles são a recompensa para  abandonar o controle da riqueza em sua forma líquida. Quanto maior for a preferência  à liquidez, mais elevada será a taxa de juros a ser paga. A taxa de juros depende do desejo entesourar. Um aumentodesse desejo aumenta a taxa de juros, mas pode ocorrer uma intervenção por parte externa.
            Com o aumento dos juros, vai ocorrer uma redução da procura, conseqüentemente negócios novos não irão ocorrer (o contrário se estivessem as taxas de juros mais baixas), tendendo então a causar desemprego.
            Segundo Keynes para se explicar o desemprego, não deve se considerar somente odinheiro  e os juros, deve se levar em conta  a instabilidade da procura de bens  de capital, originada da irracionalidade do mercado de investimentos particulares.
 
4. Investimento como o  mais importante fator determinante de emprego
           
            O investimento compreende atividades tais como construir novas fábricas, novas casas, novas vias férreas , e outros tipos todos de bensque não sejam consumidos tão logo se produzam. Sua teoria , reduzida a expressão mais simples, assevera que o emprego depende do volume de investimento, ou ainda que o desemprego é o resultado do investimento insuficiente. Não somente alguns trabalhadores obtêm emprego diretamente na construçã de novas fábricas, casas, ferrovias, etc., mais ainda os trabalhadores assim empregados gastam seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria keynes
  • Teoria de keynes
  • AS POLÍTICAS ECONÔMICAS EM KEYNES
  • : KEYNES E AS CONSEQÜÊNCIAS ECONÔMICAS DA PAZ
  • Keynes: Vida, Teorias e Contribuições
  • Teoria economica
  • TEORIA ECONOMICA
  • Teoria economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!