Teoria econômica

Páginas: 4 (990 palavras) Publicado: 13 de abril de 2012
Medida de Eficiência
Aluno(s):
Professor:
Período Turma Data: Nota:
TEORIA ECONÔMICA

Felipe Augusto Cordeirode Souza
Wagner Barreto Soares

Direito - 048 e 107

18

30/03/2012






UNIDADE 1 – MEDIDA DE EFICIÊNCIA: 1
Questões:

1. Como se originam os problemas econômicosfundamentais – o que? Como? e para quem produzir? Origina da escassez dos recursos produtivos, limitados e finitos. A “lei da escassez” estabelece que a limitação de recursos obriga a escolha entre bensrelativamente escassos.

2. Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada? São características da economia de mercado, a concorrência, pura ou mista, apropriedade privada, onde a maior parte da produção é gerada pela inciativa privada. Os problemas econômicos fundamentais são resolvidos pelo próprio mercado. Opondo-se a esse sistema, a economiacentralizada tem como características a não concorrência, pois os meios de produção são propriedades do Estado, a propriedade pública, onde a atividade econômica é controlada por um órgão central. Osproblemas econômicos fundamentais são resolvidos pelo Estado.

3. O que mostra a Curva de Possibilidade de Produção? Qual seria o seu formato se os custos de oportunidade fossem constantes? Mostraas várias de um produto que a economia pode produzir potencialmente, dados os fatores de produção e a tecnologia disponível. Seria uma reta.

4. Explique o que vêm a ser argumentos positivos eargumentos normativos em Economia. Argumentos positivos os economistas tentam descrever o mundo como ele é. Já Argumentos normativos os economistas prescrevem como o mundo deveria ser.

5. Qual opapel dos preços relativos na análise microeconômica? Os preços relativos são os preços de um bem em relação dos demais, ou seja, servem de comparação para outros bens.

Qual a importância da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIA ECONOMICA
  • Teoria economica
  • Teoria Econômica
  • Teoria Econômica
  • Teoria econômica
  • Teoria Economica
  • TEORIA ECONÔMICA
  • Teoria econômica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!