Teoria dos tipos sanguineos no japão

Páginas: 9 (2154 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
Sangue! - A Teoria da Personalidade Sanguínea

Muitos que custumam ver a fichas de personagens de animes com certeza já reparam em um detalhezinho bem peculiar:
Tipo Sanguíneo, algo que faz agente parar e pensar: Por que diabos um personagem de anime tem até tipo sanguineo?? quer dizer, não é como se um dia ele fosse precisar de uma transfusão de sangue...

Bom, eu tambem não entendia oporque disso, então um dia lendo uma revista de anime (Neo Tokyo - 01) todas minhas duvidas foram respondidas. Compartilharei com vocês o motivo dos japoneses acharem tão importante informar o tipo sanguíneo do personagem.

O tipo sanguíneo na cultura japonesa influencia muito os mangás e animes, pois para eles o tipo sanguíneo é muito importante. Por exemplo aqui no Brasil,quando uma pessoa seapresenta ela pode dizer seu nome, idade,time de futebol, signo,etc.São coisas que nossa sociedade acredita ser importante. Já no Japão, costuma-se dizer o tipo sanguíneo e perguntar o dos outros na maior naturalidade!!

Afinal então qual é a importancia do tipo sanguíneo? Não os japoneses não estão procurando doadores. Em 1916, Takeji Furukawa, da Universidade Feminina Ocha no Mizu, do Japão,pesquisador da psicologia humana e traços de personalidade, criou uma teoria que ligava o tipo de sangue à forma que o cérebro funciona. Ele dizia que os diferentes tipos sanguíneos reagiam de forma diferente a perguntas, cada um ativando uma parte especifica do cérebro, criando assim reações especificas de cada grupo sanguíneo.Mais tarde, Furukawa viria a aprofundar suas teorias com basecientifica na Universidade de Tokyo, saindo da psicologia teórica e buscando respostas em testes de sangue, eletrocardiogramas, etc...

O resto do mundo sequer tem interesse nessas teorias, mas as pesquisas, estritamente cientificas, logo cairam na graça popular do povo nipônico. O "horóscopo sanguíneo" se difundiu no Japão, onde ele se popularizou ao ponto de bater de frente com a astrologia!! Essetipo de "bidus" sanguíneos acabou saindo da definição de personalidade e indo pro mesmo terreno da astrologia de jornal: seu sangue decide como vai ser seu dia, que cor que vai te dar sorte, o que você deve comer... E é claro que, se você encontra gente que acredita nisso assistindo à TV, vai ter também em algum lugar mais proximo do que você imagina.

Pois saiba que muitos mangakás acreditamnisso.E não são poucos, são muitos mesmos. De todos os gêneros.
Muitas vezes, a elaboração dos personagens e seu relacionamento é definido tendo como base as pesquisas de Furukawa, fazendo os personagens agirem sob os estereótipos sanguíneos. Isso acaba sendo tão aprofundado as vezes que ajuda a dar uma certa naturalidade e coerência na reação dos personagens. Aliás, esse é um dos pontos que amaioria dos amantes dos quadrinhos japoneses destaca como de fundamental importância na diferenciação com os quadrinhos de outras partes do mundo.

Agora vamos ao que realmente interessa. De acordo com a Teoria da Personalidade Sanguínea, os tipos sanguíneos se separam assim:
Tipo A
É o tipo racional. Organizado. Gosta de ter seu espaço enão gosta de ver esse espaço invadido. Não acredita que asoutras pessoas não se importem com a desorde, por exemplo, de uma mesa durante o jantar. É o tipo que lava os pratos e guarda tudo, não porque tem que fazer isso, mas porque se não o fizer fica com aquela sensação desagradável. Quando conversa com alguém, sempre tenta passar tenta passar uma boa impressão e fica pensando no que os outros vão achar dele. Gosta de agradar e é um bom afitrião,Respeita todas as regras, mesmo sem saber o motivo. Não costuma passar seus sentimentos de forma direta.

Ao ser questionado, usa uma parte do cérebro que corresponde à formação de frases. Ou seja, esta criando mais perguntas antes de responder a primeira. Por exemplo, um entrevistado , ao começar as perguntas básicas, como nome e idade, já começou a usar sua parte especifica do cérebro.Ao fim da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos sanguineos
  • Tipos sanguineos
  • tipos sanguineos
  • tipos sanguineos
  • tipo sanguineos
  • tipos sanguineos
  • TIPOS SANGUÍNEOS
  • tipos sanguíneos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!