Teoria dos sistemas de produçao

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Introdução e Origens

Somente nos anos 60 o meio ambiente passou a ser um dos temas centrais em Administração, por meio de uma corrente chamada “Contingência Estrutural”.
Burns e Stalker realizaram um estudo pioneiro, reunindo mais de 20 empresas inglesas que operavam em setores diferentes, com taxas distintas de concorrência e de mudança tecnológica.
A partir dessesestudos, eles elaboraram dois tipos de organização, cada um adaptado a um tipo de “meio ambiente”. A organização mecânica e a organização orgânica.
Segundo eles, a organização mecânica seria caracterizada pela formalidade, pela existência de um organograma detalhado, pela pouca comunicação entre os diversos setores em nível horizontal, privilegiando o nível vertical e uma forte centralização dopoder pela direção.
A organização orgânica seria o oposto do primeiro modelo.
Os papeis organizacionais não são explícitos, a comunicação se dá tanto em nível horizontal quanto em nível vertical e o poder de decisão é descentralizado e difuso.
Os autores mostram que o modelo mecânico é mais freqüente em um contexto setorial com pouca inovação tecnológica, demanda regular eprevisível. O modelo orgânico seria uma opção para um contexto setorial com uma alta taxa de inovação e um mercado caracterizado por uma grande concorrência.

Joan Woondward

Joan Woodward, professora de sociologia industrial na Faculdade Imperial de Ciência e Tecnologia da Universidade de Londres, extremamente voltada para preocupação com a teoria da administração, deixou uma bibliografiaconsiderável.
Seus livros mais conhecidos são: Organização industrial: teoria e pratica e Organização industrial: comportamento e controle, em que são explorados os dados a que chega em sua ampla pesquisa na região do sudeste de Essex.
A região do Sudeste de Essex caracteriza-se por uma industrialização relativamente moderna. Durante anos, Joan Woodward liderou um grupo depesquisadores que estudou uma centena de organizações industriais, ao todo, ali localizadas. Tais trabalhos coletaram informações que variaram de fábrica para fábrica em requisitos de amplitude.
A pesquisa apresentava uma variação de empregados nas fábricas, algumas tinham cem empregados, outras tinham um número superior a mil.
As cem organizações industriais foram classificadas em três gruposde tecnologia de produção, cada qual envolvendo uma diferente maneira de produzir.
Os grupos são:

• Sistemas de Produção Unitária e Pequenos Lotes: a produção é feita por unidades ou pequenas quantidades, cada produto a seu tempo sendo modificado à medida que é feito. Os trabalhadores utilizam uma variedade de instrumentos e ferramentas. O processo produtivo é menos padronizado emenos automatizado. É o caso da produção de navios, geradores e motores de grande porte, aviões comerciais, locomotivas e confecções sob medida.

• Sistemas de Produção de Grandes Lotes e em massa: a produção é feita em grande quantidade. Os operários trabalham em linha de montagem ou operando máquinas que podem desempenhar uma ou mais operações sobre o produto. É o caso da produção que requermáquinas operadas pelo homem e linhas de produção ou montagem padronizadas, como as empresas montadoras de automóveis.

• Sistemas de Produção por Processo: produção em processamento contínuo em que um ou poucos operários monitorizam um processo total ou parcialmente automático de produção. A participação humana é mínima. É o caso do processo de produção empregado nas refinarias de petróleo,produção química ou petroquímica, siderúrgica, etc.

Os três tipos de tecnologia – produção unitária, massiva e em processamento contínuo – envolvem diferentes abordagens na manufatura dos produtos. Woodward verificou que a tecnologia extrapola a produção e influencia toda a organização empresarial.

Conclusões de woodward

1. O desenho organizacional é afetado pela tecnologia usada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria geral da administração
  • Teoria da Produção
  • Teoria da produção
  • TEORIA DA PRODUÇÃO
  • Teoria da produção
  • Teoria da produção
  • Teoria de produção
  • teoria da producao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!