Teoria dos signos

Páginas: 4 (843 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
FIORIN, J. L. (org.) Introdução à linguística. Objetos teóricos. 5 ed. São Paulo: Contexto,2007.

RESUMO: TEORIA DOS SIGNOS
No inicio do capítulo encontramos dois textos que tem como objetivodestacar os signos, que é o assunto que José Luiz Fiorin destaca neste capítulo. No primeiro texto, Fiorin destaca que a realidade só tem existência para os homens quando é nomeada. Os signos são formasde compreender a realidade. Antigamente pensavam nos signos como etiquetas que são colocadas nas coisas, por exemplo: poderíamos facilmente mostrar um livro quando quiséssemos falar a respeito deleou apontar para o sol quando quiséssemos falar do sol. Porém, esse sistema não pode funcionar porque o objeto não designa tudo o que uma língua pode expressar.
A atividade linguística é uma atividadesimbólica, o que significa que as palavras criam conceitos e esses conceitos ordenam a realidade, categorizam o mundo. Criamos novas palavras que, muitas vezes, parecem ter o mesmo significado, masnão o tem. Isso ocorre porque essas palavras surgem para nos referirmos a novas realidades. Podemos utilizar o exemplo citado por Fiorin: Apagar uma coisa no computador é uma atividade diferente deapagar o que foi escrito a lápis, à máquina ou à caneta. Por isso, surge uma nova palavra para designar essa nova realidade, deletar.
Saussure diz que o signo linguístico não une um nome a uma coisa, masum conceito a uma imagem acústica. Assim, o signo não é um conjunto de sons, cujo significado são as coisas do mundo. O signo é a união de um conceito com uma imagem acústica, que não é o sommaterial, físico, mas a impressão psíquica dos sons, perceptível quando pensamos numa palavra, mas não a falamos. Saussure chama, então, o conceito de significado e a imagem acústica de significante. Nãoexiste significante sem significado; nem significado sem significante. Ele também cria a noção de valor: o valor vem da situação recíproca das peças na língua, pois importa menos o que existe de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria dos Signos
  • Teoria dos Signos
  • TEORIA DOS SIGNOS
  • Teoria dos signos
  • Teoria Dos Signos
  • Teoria dos Signos
  • Teoria dos signos
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!