Teoria dos Signficados de Carnap

727 palavras 3 páginas
Teoria dos significados (Carnap)
A partir do programa proposto por Russell, Rudolf Carnap desenvolve os conceitos que, segundo ele, são necessários para a obtenção do conhecimento. Durante esse desenvolvimento Carnap projeta o sistema construcional com o objetivo de autenticar os conceitos da ciência unificada e também afastar conceitos da metafísica tradicional que não podem fazer parte deste sistema.
O sistema desenvolvido por Carnap se baseia na verificabilidade de enunciados. Os objetos aos quais os enunciados se referem devem ser postos no sistema, se eles puderem ser reduzidos a objetos de níveis inferiores e chegarem até o nível mais básico, então se pode afirmar que estes enunciados são verificáveis.
O sistema de Carnap é separado em quatro instâncias ou níveis. No primeiro nível encontram-se os objetos autopsicológicos, estes são constituídos pelos dados dos sentidos, pela experiência sensível imediata, de um sujeito qualquer. No segundo nível se encontram os objetos físicos, que são redutíveis ao primeiro nível, porque são constituídos a partir de objetos autopsicológicos. Na terceira instância encontram-se os objetos heteropsicológicos, que seriam as outras mentes, as mentes dos outros indivíduos. Esses objetos heteropsicológicos são constituídos a partir de objetos físicos e autopsicológicos. Na ultima instância ficam os objetos culturais, são as obras de arte e outros tipos de artefatos culturais. Esses, por sua vez, são constituídos a partir de objetos físicos e heteropsicológicos.
Desta forma, Carnap demonstra que os enunciados que não podem ser construídos nesse sistema construcional são enunciados destituídos de significado, pois não são verificáveis. Como por exemplo, os enunciados metafísicos.
Em seguida Carnap faz uso da análise lógica e da análise epistemológica para fugir do primeiro problema que surge com sistema criado por ele. O objetivo principal da epistemologia é o de elaborar um método no qual se podem justificar as cognições, ou

Relacionados

  • Paixao, crimes e relaçoes de genero
    9761 palavras | 40 páginas
  • positivismo
    10467 palavras | 42 páginas
  • Positivismo
    10467 palavras | 42 páginas