Teoria Dos Erros E Constru O De Gr Ficos

Páginas: 8 (1946 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Teoria de Erros e Construção de Gráficos
Gilbert de Oliveira Silveira
Pólo de Xerém – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estrada de Xerém, 27 – 25245-390 – Duque de Caxias – RJ - Brasil
e-mail: gosh2o@hotmail.com

O atual trabalho busca demonstrar a determinação da Constante de Planck através da análise de dados obtidos da experimentação utilizando um circuito com lâmpadas LED (LightEmitting Diode, Diodo Emissor de Luz). A obtenção dos dados configura possível a determinação da ordem de grandeza desta constante através da análise destes dados, capacitando então um maior aprendizado no que diz respeito a manipulação de dados, construção de gráficos e teoria dos erros.

Palavras chave: Gráficos; Teoria de erros; Constante de Planck; LED.

Introdução
Em qualquer ciênciaexperimental, as grandezas são determinadas através da mensuração de seus valores, e todo trabalho que envolve medidas possui determinada incerteza. Incerteza esta que pode ser decorrente das características dos equipamentos de mensuração tão quanto do agente manipulador dos equipamentos/dados. Assim, a obtenção de dados harmoniosos da experimentação caracteriza uma maior firmeza nos resultadosconquistados.
Com o surgimento da Física Moderna pode-se mostrar claramente que nunca se obterá uma medida exata de um fenômeno qualquer, bem distante da incerteza de manipulação encontramos as Incertezas de Heinsenberg.
Por estas razões a medida de uma grandeza física terá obrigatoriamente um grau de incerteza que será então demonstrado como faixa de desvio ou erro. Os objetivos da teoria de erros podem serresumidos em: 
a) Obter o melhor valor para o mensurado a partir dos dados experimentais disponíveis. Isto significa determinar em termos estatísticos a melhor aproximação possível para o valor. 
b) Obter a incerteza no valor obtido, o que significa determinar em termos estatísticos o grau de precisão e confiança na medida da grandeza física.
Geralmente, ocorrem erros de vários tipos numa mesmamedição. Estes erros podem ser agrupados em dois grandes grupos que são: os erros sistemáticos e erros estatísticos (ou aleatórios).
Considerando o conjunto de xi   determinações ( i = 1, 2, ..., n ) de um valor mensurado, os erros estatísticos e erros sistemáticos podem ser distinguidos como segue: 
a) Erro sistemático: é um erro que afeta igualmente todas as  n medições xi. Isto é, o conjuntocompleto das n medições xi  apresenta-se igualmente deslocada com relação ao valor verdadeiro   xv. Erros sistemáticos podem ser de vários tipos como: 
1. Erro sistemático instrumental: erro que resulta da calibração do instrumento de medição. 
2.  Erro sistemático ambiental: erro devido a efeitos do ambiente sobre a experiência. Fatores ambientais como temperatura, pressão, umidade e outros podemintroduzir erros no resultado de medição. 
3. Erro sistemático observacional: erro devido a pequenas falhas de procedimentos ou limitações do observador. Por exemplo o efeito de paralaxe na leitura de escalas de instrumentos.  

b)  Erro estatístico ou erro aleatório: é a medida da dispersão dos n resultados xi em torno do valor verdadeiro xv . 
Erros estatísticos (ou aleatórios) resultam devariações aleatórias nas medições, provenientes de fatores que não podem ser controlados ou que, por algum motivo, não foram controlados. Por exemplo, na medição de massa com balança, correntes de ar ou vibrações (fatores aleatórios) podem introduzir erros estatísticos na medição.
Em medidas físicas, é fácil encontrar uma dispersão de valores muito grande. O raio de um átomo e o raio do universo sãoexemplos entre tantos. Para expressar esses valores adequadamente, é conveniente o uso da notação científica. Escreve-se o valor com apenas um dígito antes da vírgula, completa-se com algarismos decimais necessários (eventualmente truncando e arredondando o valor em alguma casa decimal) e se multiplica tudo pela potência de dez adequada.
Quando realizamos medidas experimentais obtemos uma série de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GR FICOS
  • gr ficos
  • Gr Fico Dente De Serra
  • DESIGN GR FICO PARA O ALUNO
  • Trabalho Cassi Sem Gr fico
  • Fluxograma E Gr Ficos
  • Ciclo De Pdca E Gr Fico
  • Gr Ficos Estat Sticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!