TEORIA DO SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS E ENDOSSIMBIOSE

1361 palavras 6 páginas
TEORIA DO SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS E ENDOSSIMBIOSE

Vitória da Conquista
2013

TEORIA DO SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS E ENDOSSIMBIOSE

Trabalho de Biologia 1º semestre de odontologia apresentado à FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste.

Orientador:

Vitória da Conquista
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
O sistema endomembranoso é composto por membranas diferentes, que estão suspensas no citoplasma dentro de uma célula eucariótica. Estas membranas dividem a célula em compartimentos funcionais e estruturais, ou organelas. Em eucariontes, as organelas do sistema endomembranoso incluem: o envoltório nuclear, retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, lisossomos, vacúolos, vesículas e a membrana celular. O sistema é definido com mais precisão como o conjunto de membranas que formam uma única unidade funcional e de desenvolvimento, quer ser conectados diretamente ou através de troca de material de transporte vesicular.

DESENVOLVIMENTO
Sistema de Endomembranas O Sistema de endomembranas se distribui por todo o citoplasma e é formado por vários compartimentos. Entre as organelas constituintes do Sistema de Endomembranas destacam-se o retículo endoplasmático, o complexo de golgi, o lisossomo e o endossomo. A comunicação entre estas organelas acontece principalmente por meio de vesículas transportadoras, que brotam de um compartimento doador e se fundem a um compartimento receptor.

Retículo Endoplasmático liso e rugoso

O retículo endoplasmático é formado por um sistema de membranas que formam tubos ou cisternas. O retículo endoplasmático rugoso (RER) ou granular e formado predominantemente por cisternas e apresenta ribossomos associados a membranas. O RER esta envolvido com a síntese de proteínas. O retículo endoplasmático liso (REL) é formado por estruturas tubulares e não possuem ribossomos aderidos a membrana. No REL acontece a síntese de

Relacionados