Teoria do Ordenamento Jurídico

Páginas: 4 (805 palavras) Publicado: 4 de março de 2015

Resenha: Teoria do Ordenamento Jurídico

A Teoria do Ordenamento Jurídico de Norberto Bobbio é uma obra muito importante no debate jurídico, pois Bobbio é considerado um dos grandes positivistasda atualidade. Esta obra estuda o conjunto de normas que constituem o ordenamento jurídico. Para Norberto Bobbio, as normas jurídicas nunca existem isoladamente, mas sempre em um contexto de normascom relações particulares entre si. A este contexto de normas é o que costumamos chamar de ordenamento.
Bobbio coloca, assim, que é inviável se definir direito pela perspectiva isolada da norma, sendonecessária uma visão integrada do ordenamento jurídico. Portanto, o ordenamento jurídico é necessariamente um conjunto de normas de conduta, a partir do que os principais obstáculos ligados àexistência de um ordenamento surgem nas relações dessas várias normas entre si. Problemas como: a hierarquia das normas, as antinomias jurídicas, a completude do ordenamento e suas eventuais lacunas e asinter-relações de ordenamentos distintos.
Chama especial atenção a definição de ‘juízos de equidade’ como sendo aqueles em que o juiz está autorizado a solucionar um conflito sem apelar a uma norma legalprévia, isto é, a autorização, ao juiz, de produzir direito fora de cada domínio material imposto pelas normas superiores.
Bobbio informa que o poder constituinte originário é aquele do qual derivamas normas constitucionais, o poder máximo num ordenamento jurídico. É posto como foco principal de referência de todas as normas, ou seja, é a fonte das fontes. É didaticamente importante destacar oconceito de fontes do direito nessa obra, a saber: os atos ou fatos a partir dos quais o ordenamento jurídico produz suas normas. De qualquer modo, para Bobbio, como grande representante dopositivismo jurídico, todas as fontes do direito podem ser remontadas a uma mesma norma fundamental, na lógica hierárquica de Hans Kelsen. Essa norma fundamental não está expressa, pois é pressuposto para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria do Ordenamento Juridico
  • Teoria do ordenamento jurídico
  • Teoria do ordenamento juridico
  • Questionarios teoria do ordenamento juridico
  • TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO
  • Teoria do Ordenamento Jurídico
  • Teoria da Norma e do Ordenamento juridico
  • Teoria do ordenamento jurídico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!