TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO

Páginas: 21 (5214 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
 TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO
NOBERTO BOBBIO








INSTITUTO DE DIREITO PÚBLICO
ALUNA: GABRIELLA COSTA FERREIRA
MATUTINO, PRIMEIRO SEMESTRE
PROFESSOR: ALVÁRO



QUEM FOI NOBERTO BOBBIO?
Nacido em 18 de outubro de 1909, na Italia, Noberto Bobbio foi uma das mais respeitáveis mentes criadoras de opiniãono século 20. Formou-se em filosofia e Direito, teve carreira no jornalismo e foi professor universitário, tinha uma eterna paixão pela doutrina politica (a qual prestou varias contribuições) e pelos direitos individuais. Na década de 40, fez parte do movimento da Resistencia ao fascismo italiano instalado por Benito Musssolini durante a Segunda Guerra Mundial. Chegou a ser preso duas vezesdurante o movimento, entre 1942 e 1944. Durante o intervalo das prisões, casou-se com Valeria Cova e com ela teve três filhos, frutos de um casamento de quase 60 anos.
Apesar de não ter exercido cargo politico (por opção própria), sempre a influenciou ativamente. Foi professor nas universidades de Paris, Turim, Buenos Aires, Madri e Bolonha. Foi e é referencia no debate intelectual e politicodemocrático. Escreveu mais de vinte obras e foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano Sandro Pertini, em 1984.
Foi chamado de “mestre do pensamento” do século 20 pelo jornal francês Le Mondeno mesmo patamar de Raymond Aron e Jean Paul Sartre. Não se caracterizava como ateu, como a maioria dos intelectuais, dizendo que havia se separado da igreja, não da religião. Numa entrevista em abril dede 2000, ao jornal italiano “La Repubblica”, o filosofo disse: “quando sinto ter chegado ao fim da vida sem ter encontrado uma resposta às perguntas ultimas, a minha inteligência fica humilhada, e eu aceito esta humilhação, aceito-a e não procuro fugir desta minha humilhação com a fé, por meio de caminhos que não consigo percorrer. Continuo a ser homem, com a minha razão limitada e humilhada: seique não sei. Isso eu chamo de minha regiliosidade.”
O pensador se autodefinia como um militante da razão. Costumava dizer que embora o homem moderno tenha desvendado milhões de coisas que eram desconhecidas dos antigos, o mundo de hoje é cada vez mais incompreensível, menos transparente. Bobbio sempre defendeu o individualismo diante do Estado. Isso significa que ele acreditou e lutou contra asditaduras, para que a liberdade de cada pessoa tivesse mais valor que a autoridade do governo de qualquer país quando esta é excessiva. Por esse motivo, considerava a criação dos tribunais para julgar crimes de guerra a maior conquista do seu século.

Sua vasta obra estuda a filosofia do direito, a ética, a filosofia política e a história das idéias. Nela se discutem as ligaçõesentre razões de Estado e democracia, além de temas fundamentais, como a tolerância, relacionada ao preconceito, ao racismo e à questão da imigração na Europa atual, obrigada a conviver com diferentes crenças religiosas e políticas. Bobbio acreditava que a democracia precisa de cidadãos comprometidos com o combate a todo tipo de preconceito e com a prática diária da tolerância.

A éticaé apontada pelo intelectual italiano como um requisito indispensável para uma saudável relação entre a moral e a política. A ética é um ramo da filosofia que estuda a natureza do que se considera ser o bem, adequado e moralmente correto.
Morreu o homem integro e ético que demonstrou ser durante a vida.






RESENHA TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO

CAPITULO 1: DANORMA JUIDICA AO ORDENAMENTO JURIDICO:
Ao autriaco Hans Kelsen atribui-se o principio de isolamento dos problemas do ordenamento jurídico em relação aos da norma jurídica e o tratamento autônomo dos primeiros como parte geral do Direito. O jurista se destaca no campo acadêmico por ter dado o devido olhar a problemática conexão com a existência do ordenamento jurídico. Sua analise da teoria do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria do Ordenamento Juridico
  • Teoria do Ordenamento Jurídico
  • Teoria do ordenamento jurídico
  • Teoria do ordenamento juridico
  • Questionarios teoria do ordenamento juridico
  • Teoria do Ordenamento Jurídico
  • Teoria da Norma e do Ordenamento juridico
  • Teoria do ordenamento jurídico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!