Teoria do Desenvolvimento Econômico

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



JOSEPH ALOIS SCHUMPETER- TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Trabalho apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Pinhais- FAPI, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Planejamento Estratégico.
Prof. Joel F. ReisPINHAIS
2014
INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em uma apresentação teórica sobre a vida de um grande economista, que ao seu modo, construiu uma visão critica dos sistemas o qual vivenciava e discutia-se em sua época. Colocou as diferenças entre Capitalismo eSocialismo, sendo que seus pensamentos seguem os padrões Capitalistas.
No decorrer do trabalho, além de uma parte da vida do autor, encontra-se um resumo de parte de uma das suas principais obras , bem como seus pensamentos onde coloca suas ideias revolucionarias, destacando-se o que ele conceitua como fluxo circular, onde as Empresas consideradas Capitalistas, em constante equilíbrio, oferecem bens e/ouserviços para as famílias que retornam ou pagam através do capital. Este fluxo circular Schumpeter destaca como um fluxo monótono, sem grandes expectativas, e o único meio de quebrar este fluxo é através de uma inovação.
É ai que entra a figura do empresário inovador, aquele que tem ideias criativas é capaz de quebrar este fluxo. Schumpeter coloca como “produtor inovador” e cria o conceito da“destruição criativa”, onde apenas uma ideia criativa, ou seja, as novas criações podem quebrar o fluxo circular. Porém este se torna novamente monótono até a espera de um novo modelo a ser apresentado.

JOSEPH ALOIS SCHUMPETER

Antes de completar os 30 anos, Schumpeter havia escrito dois excelentes livros. Chegou a advogar no Cairo; foi criador de cavalos; Ministro da Fazenda na Áustria; filosofosocial e conhecido como profeta do desenvolvimento capitalista; o teórico de Economia que preconizava o uso de métodos e instrumentos mais exatos de raciocínio; o professor de Economia.
Era filho único, seus pais eram fabricantes de tecidos conhecidos como “ tecidos Alois Schumpeter. Dedicou-se aos estudos dando prioridade ao estudo da ciência econômica sem descuidar-se do Direito.
Em Marçode 1919, aceitou o convite de um Socialista de ala direita do Partido socialista cristão para ser Ministro da Fazenda do primeiro governo republicano na Áustria, onde ficou no cargo por apenas dez meses. Schumpeter pregava o Capitalismo, porém nesta época muitos chegaram a pensar que teria se rendido ao Socialismo.
Ao completar 50 anos já havia escrito dezessete livros, inclusive duas novelas ecentenas de artigos e ensaios científicos. No conjunto de seus trabalhos destaca- se ainda o tratado sobre os ciclos Econômicos (Business Cycles, 1939).
Em 1942, publicou Capitalismo, Socialismo e Democracia, obra considerada por muitos como um trabalho pessimista por concluir pelo inevitável triunfo do Socialismo e o consequente desaparecimento do Capitalismo.
A Teoria do DesenvolvimentoEconômico foi publicada pela vez em 1911, em língua Alemã. Adverte que seu método objetivo é “francamente teórico”. Adverte que a nossa “ciência” não pode dispensar o senso comum que chamamos de “teoria” e que nos serve como instrumentos para analisar fatos e os problemas práticos.

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A obra apresenta em seu primeiro capitulo apresenta um modelo de economiaestacionaria, fundamentada em um fluxo circular da vida econômica. Assim, toda a atividade econômica se apresenta de maneira idêntica em sua ausência repetindo- se continuamente.
SCHUMPETER, (pg23) diz: “Os fatos sociais resultam ao menos de modo imediato, do comportamento humano. Os fatos econômicos resultam do comportamento econômico. Este ultima pode ser definido como comportamento dirigido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria do desenvolvimento economico
  • teoria do desenvolvimento economico
  • A Teoria do Desenvolvimento Econômico
  • A teoria do desenvolvimento econômico de shumpeter
  • Resumo sobre a teoria do desenvolvimento economico
  • A ABORDAGEM SCHUMPETERIANA DA “TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
  • Resenhas sobre Teoria do Desenvolvimento Econômico
  • Análise da obra teoria do desenvolvimento economico de schumpeter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!