TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

509 palavras 3 páginas
RESUMO DO TEXTO: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA.

Há muito tempo tem-se uma certa preocupação com a comunicação empresarial, pois sem comunicação não pode haver desenvolvimento dentro de uma empresa e como pioneiro em várias ações no mundo, os Estados Unidos quem deu o ponta pé inicial na mesma.
O jornalista Ivy Lee teve uma total contribuição para a evolução de divulgação empresarial dentro de editoras. No princípio o objetivo era de ajudar o empresário John D. Rockfeller que batia de frente sem misericórdia as organizações de pequeno porte e isso ameaçava sua reputação perante as classes.
Ivy Lee queria fazer algo diferente das outras empresas, ele queria abandonar as tradicionais publicidades e ter um espaço nas editoras, introduzindo nestas, publicações relacionadas ao ramo empresarial, mais para isso, Ivy teve que elaborar uma carta para convencer a imprensa, nela constava os princípios e a honestidade que tinha para com os interessados na sua proposta.
Graças a Ivy Lee, o empresário Rockfeller passou a ser visto como alguém que bem aventurava os outros, pois Lee o direcionou à ajudar ao Congresso Americano nas investigações contra ele mesmo e também á realização de ações que beneficiavam ao povo. Lee começou a ter sua vida profissional nos altos do sucesso e a partir de suas realizações, os novos meios de comunicação empresarial ultrapassaram as fronteiras dos Estados Unidos ganhando espaço em outros países, inclusive no Brasil que recebeu montadoras de veículos vindas dos Estados Unidos e isso motivou o mercado e o crescimento econômico dele.
Claro e óbvio que não houve só pontos positivos, teve situações negativas em que muitos jornalistas deixavam de transmitir notícias extremamente importantes para assessorar as empresas, isso poderia ser ameaçador pois alguns jornais poderiam lhes tirarem o emprego, foi o caso do jornal “ESTADO DE MINAS” afirmando que, mesmo que os jornalistas fossem concursados e dividissem seus trabalhos

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas