TEORIA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

6012 palavras 25 páginas
TEORIA DO CONSUMIDOR E A PROCURA
A procura - teoria da utilidade marginal e teoria da indiferença
Introdução
Imagine que dispõe de 20.000 unidades monetárias para adquirir dois quaisquer bens de consumo. De que modo dividirá a quantia entre os dois bens? Qual será a sua decisão relativamente ao consumo quantitativo dos dois bens? Neste capítulo, examinaremos o modo como os economistas concebem e solucionam este tipo de problema económico. Ou seja, vamos expor a teoria do consumidor. Veremos que a decisão económica de um consumidor depende das suas preferências de consumo, do seu rendimento e dos preços dos bens de consumo.
Utilidade Marginal e Escolha do Consumidor
As escolhas dos consumidores constituem um dos fundamentos essenciais das economias de mercado. As decisões dos consumidores são variadas. Por exemplo, escolhem consumir café e chá, escolhem consumir os bens e serviços de lazer e escolhem consumir muitos outros bens. Estas escolhas não são feitas ao acaso.
Os consumidores escolhem os bens de consumo disponíveis e acessíveis para maximizarem a sua utilidade, ou seja, a satisfação total que resulta do consumo dos bens e serviços.
Parece óbvio que a utilidade não pode ser medida directamente. Contudo, a inabilidade de medir qualquer coisa não significa que essa coisa não seja real. Veremos, neste capítulo, que é possível construir uma teoria de comportamento do consumidor suportada na ideia da maximização da utilidade, embora esta não possa ser medida directamente.
Para iniciarmos a explicação da teoria do consumidor, consideremos o consumo de um qualquer produto.
É útil a distinção entre a utilidade total e a utilidade marginal de um consumidor. A utilidade total de um consumidor é a satisfação total que o consumidor extrai do consumo desse produto. E a utilidade marginal de um consumidor é a variação na satisfação (utilidade) que resulta do consumo adicional e pequeno do produto em causa, a partir de um dado nível de utilidade. Por exemplo, do consumo de

Relacionados