Teoria do arco votaico

475 palavras 2 páginas
Teoria da formação de Arco Voltaico No processo de interrupção programada ou não programada da energização de um circuito eletrico dependendo de alguns fatores tais como alta corrente, umidade, etc... pode ocasionar danos irreparáveis ao dispositivo seccionador.
Os contatos de um dispositivo eletrico são conectados entre si, porem os contatos são micrométricamente irregulares como demonstrado na figura abaixo:

Quando ha um processo de separação desse contatos, o mesmo não haverá uma desunião uniforme, por uniformidade micrométricamente dos materiais em si como mostrado abaixo:

Como há um estreitamento físico dos materiais de contatos a resistência ôhmica aumentara e por consequencia o mesmo ira elevar a temperatura entre os contatos devido ao efeito joule e assim aparecendo o efeito termoiônico, que facilita os eletrons do atomo do material se transferirem para as moleculas de gases e materiais presentes no ambiente ionizando o mesmo. Como essa ionização passa a ser condutiva, a corrente eletrica passara a circular por ela, como demonstrado na figura aseguir:

Mesmo com o afastamento dos contatos a uma circulação de corrente formando-se assim o arco voltaico. O arco eletrico é aproximadamente 100% eficiente na transformação de energia eletrica em energia termica segundo esta equação: Q=V*I*t
Onde Q é a energia gerada pelo produto da tensão , corrente e o tempo. Por esse motivo a temperatura em volta do arco voltaico ou a corrente circulando através de gases ionizados o qual ja estava estabilizado vai se elevando e sendo muito superior a temperatura maxima que os materiais componentes do contato pode suportar assim provocando a fusão dos mesmos. Extinção do arco Voltaico
Para que os materiais componentes do contato não sejam afetados existe um processo para extinguir o arco

Relacionados

  • Eng Mecanica
    14791 palavras | 60 páginas