Teoria do aquecimento global, mudanças climáticas e sua influência na sedimentação terrestre

Páginas: 8 (1852 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA
DISCIPLINA: GEOLOGIA MARINHA

HUGO NEVES MACEDO

TEORIA DO AQUECIMENTO GLOBAL, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUA INFLUÊNCIA NA SEDIMENTAÇÃO TERRESTRE

RIO DE JANEIRO
2011
“Não há evidencia direta que associe o aquecimento global do século XX a gases do efeito estufa gerados pelo homem”. A frase acima foi dita pelo ProfessorNir Shaviv, do Instituto de Física da Universidade de Jerusalém, durante sua participação no documentário “The Great Global Warming Swindle”, escrito e dirigido por Martin Durkin. O documentário supracitado traz contestações, suportadas por muitos dados científicos, em relação à tão disseminada “Teoria do aquecimento global antropogênico”, criada pelo IPCC (Painel intergovernamental para mudançasclimáticas). Mas se há a existência de diversos dados que questionam essa teoria, porque ela ainda é vista como uma verdade absoluta por grande parte da população e imprensa mundial? No que consiste e em que se baseia a Teoria do aquecimento global antropogênico? Quais são as verdadeiras causas das mudanças climáticas que ocorrem na Terra? E de que maneira essas mudanças alteram o Planeta e seussistemas?
A teoria em questão, proposta pelo IPCC, tem como principio tratar o aquecimento global como resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa pelas atividades humanas, principalmente o dióxido de carbono (CO2); e, além disso, enxerga o CO2 como único controlador do clima terrestre. Ainda segundo essa teoria, os efeitos desse aquecimento seriam catastróficos tendo comoconseqüências, por exemplo: aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, secas...); aumento do nível do mar devido ao derretimento das calotas polares; aumento da temperatura média do planeta, dentre outros. Algumas dessas previsões e conseqüências estão ilustradas logo abaixo em curvas elaboradas pelo IPCC.
Curva do nível médiodo mar mostrando sua variação há 2000 anos, e a previsão do IPCC até 2100
2100.
| Curva retratando as variações de temperatura na superfície terrestre de 1000 a 2000, e a previsão do IPCC até 2100
|
| |

Segundo o documentário citado, essa corrente de pensamento, que relaciona o aumento da temperatura global com o aumento das emissões de CO2, teve início logo após a Pequena Idade doGelo, ocorrida entre 1600 e 1800. Na ocasião, existia o temor da ocorrência de uma nova Idade do Gelo, e que o mundo mais frio trouxesse conseqüências catastróficas para a humanidade. Nessa época, foi levantada, por um cientista chamado Bert Belin, a possibilidade de que o aumento de emissão de gases estufa provocaria um aumento na temperatura. Com os problemas relacionados à recessão, essa idéiapassou a ser mais relacionada com política e sistema financeiro, do que realmente com a preocupação com as mudanças climáticas globais. Ainda hoje essa “ameaça” tem sido usada como plataformas de campanhas políticas, como desestímulo para o desenvolvimento de países subdesenvolvidos e como forma de angariar fundos para pesquisas científicas, já que tudo que se diz contrário a essa teoria acabanão recebendo a devida importância por parte dos organismos internacionais.
Para se compreender de que forma ocorrem as mudanças globais, é necessário que se entenda o comportamento da Terra durante certos períodos de tempo, e não somente naquele momento. A história da terra está cheia de eventos que se assemelham com o que estamos vivendo nesse momento. Porém, em toda e qualquer análise deve serlevado em consideração os processos cíclicos ocorridos no planeta. Os períodos de glaciação e interglaciação são exemplos disto. Assim como em toda história da Terra, durante o Quaternário puderam ser observados eventos onde a temperatura esteve bem acima da atual, como durante o período conhecido como Máximo Holocênico, e abaixo da atual, como na Pequena Idade do Gelo já citada.
Retomando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudanças Climáticas e Aquecimento Global
  • Aquecimento global e mudanças climáticas
  • AQUECIMENTO GLOBAL
  • Aquecimento global, derretimento das calotas polares e mudanças climaticas
  • Mudanças Climáticas – Mito do Aquecimento Global Antropogênico
  • Efeito estufa
  • Aquecimento global e alterações climáticas
  • Aquecimento global e transformações climáticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!