Teoria de skinner

Páginas: 11 (2627 palavras) Publicado: 23 de maio de 2011
Em 1932, B. F. Skinner, da Universidade de Harvard relatou uma de suas observações, sobre o comportamento de pombos e ratos brancos. Para seus experimentos Skinner inventou um aparelho que depois de passar por modificações é hoje muito conhecido e utilizado nos laboratórios de psicologia, chamado como Caixa de Skinner.
      Influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou aestudar o comportamento operante, desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem. Esses estudos levaram-no a criar os métodos de ensino programado que podem ser aplicados sem a intervenção direta do professor, através de livros, apostilas ou mesmo máquinas.
 Caixa de Skinner

      Devido à sua preocupação com controles científicos estritos, Skinner realizou a maioria desuas experiências com animais inferiores, principalmente o Rato Branco e o Pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner" como aparelho adequado para estudo animal. Tipicamente, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo experimentador, umabolinha de alimento cai na tigela de comida, recompensando assim o rato. Após o rato ter fornecido essa resposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulo. Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato. Êxitonesses esforços levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.
      Em escolas, o comportamento de alunos podem ser modelados pela apresentação de materiais em cuidadosa seqüência e pelo oferecimento das recompensas ou reforços apropriados.
      A aprendizagem programada e máquinas de ensinar, são os meios mais apropriados para realizar aprendizagemescolar.
      O que é comum ao homem, a pombos, e a ratos é um mundo no qual prevalecem certas contingências de reforços.

Críticas à teoria de Skinner
O trabalho de Skinner sofreu (e sofre) diversos tipos de críticas. A mais contundente diz respeito ao fato de que os experimentos conduzidos por Skinner e pelos seus seguidores foram executados com animais inferiores como pombos, ratos,etc. e que estes resultados não poderiam ser diretamente extrapolados para a espécie humana. A essa crítica, Skinner responde que as outras ciências também usam hipóteses simplificadoras de modo a terem dados tratáveis e passíveis de análise.

INTRODUÇÃO
É de nosso conhecimento que a Psicologia a é a ciência do comportamento. No decorrer da historia buscou-se maneiras mais adequadas de seestudá-lo. Uma palavra da língua inglesa é empregada para designar uma corrente de pensamento Psicológico, o Behaviorismo. Que deriva do termo inglês behaviour(Reino Unido) ou behavior(EUA) que significa comportamento, conduta. Behaviorismo é um termo genérico que agrupa correntes de pensamento na Psicologia que tem em comum o comportamento como objeto de estudo, mesmo que com diferentes maneiras deestudar ou de explica-lo. Para o behaviorismo o comportamento pode ser explicado sem que seja precise se recorrer aos esquemas mentais ou psicológicos internos, para os behavioristas o comportamento é causa dos meios externos em que o indivíduo se encontra.

BEHAVIORISMO

Pode-se dizer que o primeiro behaviorista explícito foi John B. Watson (considerado o pai do behaviorismo), que em 1913 lançou ummanifesto conhecido como “A Psicologia vista por um behaviorista”.
Ele não estava propondo uma nova ciência, mas sim defendendo a idéia de que a Psicologia deveria ser redefinida como uma ciência que estuda o comportamento. Grande parte dos psicólogos da época acreditava que seus estudos baseados em processos mentais que ocorriam em um mundo mental consciente estavam plenamente adequados ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!