TEORIA DE SHAANON

1256 palavras 6 páginas
TEORIA DE SHANNON, CLAUDE.
Nascido em Ptoskey, Michigan, Estados Unidos, (1916-2001), Claude Shannon, treinado como um engenheiro e matemático. Enquanto estudava seu doutorado no Massachusetts Instituto de Tecnologia (MIT), começou a trabalhar sobre os problemas da eficácia dos métodos de transmissão. Shannon dirigiu seus esforços para a compreensão fundamental do problema e desenvolveu um método para expressar a informação de forma qualitativa.
Em 1948 publicou A Teoria Matemática da Comunicação, este estudo mostrou que todas as fontes de informação podem ser medidas e definir o cenário para a correção de erros, de supressão de ruído e redundância, esta publicação se juntou a um trabalho de Warren Weaver um livro chamado, A Teoria Matemática da Comunicação. Pouco tempo depois de esta teoria foi dado o nome de a teoria da informação.
Para eles, a informação é um bem ligado à quantidade de dados em uma mensagem. A teoria permite estudar a quantidade de informação de uma mensagem com base na capacidade do meio. Esta capacidade é medida pelo sistema binário (0,1) bits associados com a taxa de transmissão de mensagem, esta taxa pode ser degradada pelo ruído. A ideia fundamental da teoria da informação é que a informação deve ser transmitida com a ajuda de um canal (telefone, ondas de rádio). Foi estudado, em primeiro lugar, a informação em si e, por outro, as propriedades dos canais e, finalmente, a relação entre a informação transmitida e o canal utilizado para uso otimizado do mesmo.
Em 1949, ligada à investigação com vista a aperfeiçoar a guerra e armas desenvolveu-se o modelo matemático de comunicação, a fim de aumentar a velocidade de transmissão de mensagens e analisar a transmissão ideal.
O MODELO DE COMUNICAÇÃO DE SHANNON

OS ELEMENTOS DO MODELO
Fonte: O processo de remetente original produz certo número de palavras ou sinais que constituem a mensagem a transmitir.
Transmissor: o transmissor técnico converte a mensagem entregue em um conjunto de

Relacionados