teoria de relações internacionais

Páginas: 3 (741 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014








RESENHA DO LIVRO “A SOCIEDADE ANÁRQUICA” DE HEDLEY BULL









RIO DE JANEIRO - 2013Nascido na Austrália em 1932 Hedley Bull, escreveu seu livro, A Sociedade Anárquica, produto de pura reflexão do autor, amparada por suas experiências acadêmicas, que discorreprincipalmente sobre a anárquica internacional numa visão completamente realista. Bull fala sobre as relações internacionais a partir da contribuição das ideias centrais contidas nas três maiores tradições dopensamento ocidental, ou seja, o Realismo, o Racionalismo e o Evolucionismo. E também trabalha com um novo conceito de sociedade internacional, onde fala sobre o acordo de dois ou mais Estados para o bemdos civis de ambos os países. Assim então, iria se formando as relações internacionais.
No primeiro capítulo é falado como a “ordem social” é um instrumento indispensável para um entãosucesso nos objetivos gerais, do país, que podem ser resumidos em três palavras: sobrevivência, verdade e propriedade. A primeira seria a preservação da vida da sociedade que vive dentro do territóriodo Estado em questão, dando – os uma garantia. O segundo do cumprimento/efetivação de acordos e promessas. Já a última, é a obrigatoriedade de que a propriedade privada seja respeitada, o que seriauma estabilidade de posse. Assim, na vida social a ordem é um padrão de atividade humana que sustenta os seus objetivos elementares, primários ou universais. A principal proposta dessa obra de Bull,“A sociedade anárquica”, é investigar a natureza da ordem na política mundial, especialmente na sociedade dos estados soberanos.
Bull ainda complementa sua teoria introduzindo o conceito deque a ordem social pode ser sim seguida sem ter a necessidade de impô-la com regras vindas do Estado. Para isso, a ideia de não se ter regras teria que ser seguida por todos os Estados para uns se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria de relações internacionais
  • Teoria das relacoes internacionais
  • POR QUE ESTUDAR TEORIAS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • teorias das relações internacionais
  • Teoria das relações internacionais
  • Teoria das relações internacionais
  • Teoria das Relacoes Internacionais
  • Algumas teorias das relações internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!