teoria de relações internacionais

Páginas: 2 (466 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013






O livro é consequência do estudo constante da característica teórica do direito internacional e das relações internacionais que têmsido envolvidas em desde 1991 no que era então o College of Internacional Relations, que atualmente é a Faculdade de Estudos Internacionais, da Universidade de Tsukuba, no Japão. O livro tem comoreferência analisar Hobbes ao realismo.
Em uma pequena parte da leitura, pode-se averiguar que o autor considera, principalmente, sobre o realismo como um todo, tendo em base, então, o pensamento“hobbesiano” para um melhor entendimento da aplicabilidade de suas ideias nas Relações Internacionais.
N a obra, as teorias que Hobbes mais se baseia são nas relações conflituosas entre o ser humano eseu próximo, como se tivessem um ‘contrato’. Já que para Hobbes, todo ser humano estaria interessado e preocupado apenas com si mesmo, no seu aumento de poder e ganhos pessoais, seguindo suaspróprias vontades, sem que o resultado interessasse a alguém. Com isso, é necessário então que haja um soberano, um Estado que lhes assegure a paz. Entende que o poder soberano deve exercer liderança deacordo com as leis existentes e com os princípios da ordem legal, nos termos da lei da natureza, que o ser humano só iria conseguir não criar o caos e cair em violência se adequando a ele.
Já nosegundo capítulo a ser analisado do livro, apresenta o sistema internacional anárquico, faz uma relação desse sistema sem uma ordem comum entre os Estados-nações e uma análise das leis da natureza, nãocomo parte das leis do Estado, mas sim nas relações de esfera internacional. Hobbes concluiu que as leis da nação consistiam nas leis da natureza aplicadas para Estados e governantes. Covell lança umasérie de questionamentos sobre o fato do estado de natureza Hobbesiano estar sempre presente, até no sistema internacional atual, mais uma vez pelo fato do sistema anárquico deixar em aberto a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relacoes internacionais
  • POR QUE ESTUDAR TEORIAS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • teoria de relações internacionais
  • teorias das relações internacionais
  • Teoria das relações internacionais
  • Teoria das relações internacionais
  • Teoria das Relacoes Internacionais
  • Algumas teorias das relações internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!