Teoria de Montesquieu x Constituição Federal

Páginas: 3 (577 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
Teoria de Montesquieu vs. art.2, Constituição Federal

O presente trabalho se dispõe a analisar, de forma clara, crítica e objetiva, a consagrada teoria da separação dos poderes, O Espírito dasLeis (1748), de Montesquieu, e fazer um comparativo com a nossa atual Constituição em seu art. 2º onde expressa claramente a distinção dos mesmos.
Primeiramente, é de nosso conhecimento que em cadaEstado existem três distintos poderes: o Legislativo, que cria ou corrige as leis, o Executivo, que as faz cumprir e por último o Judiciário que tem função de julgar e punir as ações contra a ordem.Claro que, tais poderes, tiveram de assim ser separados para evitar um governo tirano e absoluto, como eram as monarquias, em um trecho de sua obra, Montesquieu exalta: “Para que não seja possível abusardo poder, é necessário que, segundo a disposição das coisas, o poder reprima o poder” (I, p. 274).
Montesquieu defendia a liberdade como “o direito de poder fazer tudo aquilo que a lei permita” (I,p.273), e afirmava com clareza que tal objetivo só seria concretizado com um governo que tenha leis mais justas, com base na honestidade e no bom caráter, que fosse mais fácil de se combater acorrupção ao qual ele denominou de República. Este conceito de liberdade só seria possível, segundo ele, descentralizando o poder, ou seja, separando-os, e acrescenta: “Uma constituição pode ser tal que ninguémseja obrigado a cumprir as ações que a lei não obriga a fazer, e a não cumprir aquelas que a lei lhe faculta” (I, p.274).
Fica nítida a influência dessa teoria que tiveram nossos governantes aoredigir a Constituição da República Federativa do Brasil que traz enunciado em seu art. 2º: “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”, masencerra aqui a semelhança com a teoria, pois como já mencionado, foram assim separados para dividir as funções no intuito de evitar abusos e combater a corrupção, entretanto, vejamos como exemplo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Constituiçao federal
  • Constituição federal
  • Constituição federal
  • constituição federal
  • Constituição federal
  • Constituição federal
  • Constituição federal
  • Constituição Federal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!