TEORIA DE MAQUIAVEL - NATÁLIA MATIOLI CABRAL

691 palavras 3 páginas
A partir das leituras do vídeo e das aulas apresentadas, discuta a relevância e a atualidade da teoria de Maquiavel. Quais conceitos podem ser aplicados no cenário político atual? Justifique.

As idéias de Maquiavel são relevantes ate os dias de hoje pois ele analisava as relações entre os homens de forma realista, observando a política como ela é. Através de seus conceitos, ele deu autonomia à política, acreditando em uma política neutra sem propósitos morais e desvinculada dos princípios religiosos. A finalidade da política para Maquiavel representa a manutenção do poder e a garantia da ordem na sociedade em prol do bem comum. Essas idéias são atuais no quadro político brasileiro pois percebemos que os lideres fazem promessas de campanha a priori obedecendo valores morais para um povo conservador e moralista porem, após serem eleitos agem de forma arbitrária, afim de defender os resultados estipulados pelo Estado para garantir o bem comum.
Os conceitos levantados por Maquiavel e aplicados no cenário político são:
- Comportamento do príncipe: Maquiavel escreveu O Príncipe para que fosse um Manuel de comportamento político, orientando o príncipe de como chegar e se manter no poder. Dentro desse manual, ele elabora alguns conceitos importantes e presentes a atualidade como, por exemplo, a política e a moral. Maquiavel defende que a moral não deve ser aplicada à política, ela não deve ser conduzida pela moral. Além disso, para se garantir os resultados, os fins justificam os meios. Ele pensava em duas esferas de comportamento diferentes, onde na moralidade o importante é o dever ser e na política o importante é o dever fazer. O príncipe deve agir na amoralidade para garantir o coletivo e a manutenção da ordem. Podemos citar como exemplo o político Paulo Maluf, onde seu lema era “rouba mas faz”. Ele justificava seu comportamento escuso nas obras publicas que beneficiaram São Paulo.

Outros conceitos elaborados por Maquiavel são a fortuna e a virtú. Esses

Relacionados