teoria de Malthus e David Ricardo

Páginas: 5 (1145 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2014
 Teorias da População de Malthus.

A Teoria Populacional de Thomas Malthus, esta relacionada ao crescimento da população com a fome, afirmando a tendência do crescimento populacional em progressão geométrica, e do crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética.
Malthus acreditava que o crescimento demográfico iria ultrapassar a capacidadeprodutiva da terra gerando fome e miséria. As únicas formas de evitar que isso acontecesse seria reduzindo a taxa de natalidade através da proibição de que casais muito jovens tivessem filhos, do controle da quantidade de filhos por família nos países pobres, do aumento do preço dos alimentos e da redução dos salários para forçar as populações mais pobres a ter menos filhos.
Entretanto,argumentava-se que a alta taxa de mortalidade e fecundidade seriam praticamente impossível de reduzir uma vez que eram consequências de fatores fora do alcance da intervenção humana. Por isso, ele defendia que desastres como a fome, a epidemia e a guerra eram benéficas no sentido de serem um controle para o crescimento populacional.
Teoria do Valor de DavidRicardo
Partindo da teoria Smithiana, que dizia “o preço real de todas as coisas...para o homem que as quer adquirir é o trabalho e o incômodo de adquiri-las”. Sendo assim um determinado produto que tivesse gasto uma hora de trabalho para ser produzido só poderia ser trocado proporcionalmente por outro bem que tivesse levado o mesmo tempo para ser produzido, ou então por dois bens que tivessemlevado meia hora em sua confecção, e assim por diante. Desse modo, Ricardo elaborou sua teoria do valor trabalho, complementando com que segundo ele, faltava na de Adam Smith.
Para Ricardo, o valor de uma mercadoria (mais exatamente, de uma mercadoria "reproduzível") devia ser dado a partir do trabalho contido, ou seja, deveriam ser contabilizados os esforços de todo o trabalho anterior, realizadostambém para a produção dos instrumentos de trabalho (para produzir suas as matérias primas, máquinas, etc.), e não apenas o trabalho realizado na produção final.
Vale ressaltar, cujo Ricardo coloca como relevante a questão da escassez, alguns itens raros, como obra de arte, moeda velhas e livros clássicos que teriam seu preço determinado unicamente pela sua escassez, outro ponto que ele aborda é aprecificação de uma mercadoria seria:a satisfação que o produto poderia proporcionr a quem o adquirisse,embora a satisfação não seja um item exclusivo na determinação do preço,é importante que fosse observado.
Mas apesar destes dois pontos importantes citados por Ricardo, o valor de uma mercadoria deve ser indiscultivelmente dado pelo trabalho. Ele entende por trabalho, o trabalho acumulado,todo o trabalho necessário para se chegar ao produto final gerador de riqueza.










































Segundo a Teoria do Valor de David Ricardo, o valor econômico de uma mercadoria - é válida para uma mercadoria "reproduzível", já as mercadorias não reproduzíveis, como obras de arte, dentre outras, Ricardo não considera, é determinadopela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para produzi-la, incluindo aí todo o trabalho anterior (para produzir suas as matérias primas, máquinas, etc.).
Por esta teoria o preço de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor. Para exemplificar essa teoria do valor-trabalho, a razão porque umdiamante é mais valioso que um copo de água (mesmo que o copo de água possa ter mais utilidade) é porque dá, em média, mais trabalho, encontrar e extrair um diamante do que um copo de água.





A Renda deveria ser tal de forma a que permitisse ao rendeiro a conservação do seu lucro à taxa de remuneração normal dos seus capitais.
O seu peso no Rendimento depende das condições de produção....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria David Ricardo e Thoma Malthus
  • Thomas Malthus e David Ricardo
  • Malthus e david ricardo
  • DAVID RICARDO E THOMAS ROBERT MALTHUS
  • David ricardo teorias
  • David Ricardo e a teoria do valor
  • Teoria de renda de david ricardo
  • Teorias de david ricardo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!