Teoria de Dorothea Orem

Páginas: 8 (1944 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
O cuidado tem diversos significados, que por vezes são complexos e sem uma concepção definida, quando refletimos sobre ele. E para tal reflexão é necessário entender o que é cuidado, quem cuida e porque cuidamos.
Neste sentido, buscar diferentes modos de agir em relação ao outro e discutir peculiaridades sobre o fenômeno do cuidado humano, compõe uma série de concepções teóricas sobre o cuidadono âmbito da saúde e da enfermagem.
Ao refletir acerca do contexto do cuidar, experienciado pela enfermagem frente ao complexo processo de Saúde – Doença, bem como aos desafios que emergem do cuidado, tem-se a justificativa da necessidade de uma compreensão mais profunda do termo cuidado, autocuidado e cuidado de si. Este trabalho tem como objetivo abordar sobre a Teoria Geral de Enfermagem deDorothea E. Orem, uma enfermeira que passou a refletir acerca do por quê os indivíduos necessitam de auxílio da enfermagem e podem ser ajudados pela mesma.
Nasceu em 1914 em Baltimore, Maryland. Iniciou sua educação de enfermagem no Providence Hospital School of Nursing, em Washington, DC. Após receber o seu diploma, no início dos anos 30, obteve o grau de bacharel em Ciências em Educação deEnfermagem em 1939 e Mestre em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945, pela Catholic University of America.
Recebeu vários graus honorários, incluindo Doutora em Ciências da Georgetown University, em 1976; Doutora em Ciências da Incarnate Word College, San Antonio, Texas, em 1980, e Doutora em Humane Letters da Illinois Western University, Blomington, Illinois, em 1988. Orem é membro da SigmaTheta Tau e Pi Gamma Mu. Ela recebeu diversos prêmios nacionais, incluindo o Catholic University of America’s Alumni Achievement Award for Nursing Theory, em 1980, e o Linda Richards Award da national League for Nursing, em 1991. Orem foi nomeada Membro Honorário da American Academy of Nursing, em 1992.
Durante a sua carreira de enfermagem profissional, trabalhou como enfermeira de equipe,enfermeira particular, educadora de enfermagem, administradora e consultora.
Faleceu em 22 de junho de 2007, pouco antes de completar 93 anos, na cidade de Savannah, GA, Estados Unidos, em sua residência.
Orem desenvolveu a teoria de enfermagem do déficit de autocuidado (sua teoria geral), que é composta de três teorias inter-relacionadas: (1) a teoria do autocuidado, (2) a teoria do déficit deautocuidado e (3) a teoria dos sistemas de enfermagem. Incorporadas a essas três teorias estão seis conceitos centrais e um conceito periférico. A compreensão dos conceitos centrais de autocuidado, demanda terapêutica do autocuidado, déficit de autocuidado, serviço de enfermagem e sistema de enfermagem, assim como do conceito periférico de fatores condicionantes básicos, é essencial para o entendimento dateoria geral.
Orem (1991) formula a sua teoria geral como a seguir:
A condição que valida a existência de uma exigência de enfermagem em um adulto é ausência da capacidade de manter continuamente a quantidade e a qualidade do autocuidado que são terapêuticas na sustentação da vida e da saúde, na recuperação da doença ou da lesão ou no enfrentamento de seus efeitos. Nas crianças, a condição é aincapacidade dos pais ou responsáveis em manter continuamente, para a criança, a quantidade e a qualidade do cuidado terapêutico (p.41)

2.1 Teoria do Autocuidado
Mencionado pela primeira vez no campo da enfermagem em 1958, por Dorothea Orem, o autocuidado é uma atividade do indivíduo apreendida pelo mesmo e orientada para um objetivo. É uma ação desenvolvida em situações concretas da vida, eque o indivíduo dirige para si mesmo ou para regular os fatores que afetam seu próprio desenvolvimento, atividades em benefício da vida, saúde e bem estar. As ações que constituem o autocuidado são os requisitos universais, de desenvolvimento e os de alterações da saúde (Orem, 2001).
Ação de autocuidado é a capacidade humana ou o poder de engajar-se no autocuidado. A capacidade do indivíduo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teorias de enfermagem autocuidado dorothea orem
  • Dorothea Orem
  • Dorothea orem
  • dorothea orem
  • Dorothea Orem
  • Dorothea orem
  • Dorothea Orem
  • Dorothea E. Orem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!