teoria de arrhenius188200982224

1418 palavras 6 páginas
TEORIA ELETOLÍTICA DE ARRHENIUS – UNIDADE 13
RESUMO TEÓRICO

Resumo dos principais pontos da teoria da dissolução eletrolítica de Arrhenius
1 - Informações preliminares.
1.1 – Dissolução:
Podemos entender por dissolução, um tipo de dispersão de partículas de substâncias diferentes resultando num sistema monofásico (homogêneo).
Por exemplo, quando adicionamos açúcar a água, notamos que os pequenos cristais de açúcar vão aparentemente desaparecendo na água. O que ocorre na verdade é uma dispersão das partículas (moléculas) de açúcar nas moléculas de água que estão em maior quantidade.
Assim, definimos também os termos soluto e solvente. Solvente é o meio no qual o soluto se espalha. Dizemos então que o açúcar é o soluto e a água é o solvente.
1.2 – Corrente elétrica e iônica:
O termo corrente elétrica pode ser entendido como um fluxo de cargas que ocorre em meios materiais, quando estes são submetidos a uma diferença de potencial (tensão elétrica) De forma mais simples é um fluxo de energia gerado por cargas elétricas em movimento.
Uma partícula que possui carga elétrica (positiva ou negativa) tem a capacidade de conduzir energia, desde que apresente liberdade de movimento.
A corrente pode, portanto, ser causada por movimento de elétrons (sendo chamada então de corrente elétrica) ou então por íons (chamada de corrente iônica).
Num fio metálico a corrente é estabelecida por um movimento orientado de elétrons semi-livres da estrutura cristalina do metal. Estes elétrons estão fracamente ligados aos núcleos devido à alta eletropositividade característica dos metais, daí sua facilidade em conduzir energia.
Entretanto, a corrente pode se dar por movimento de íons quando estes estão dispersos num solvente como a água, por exemplo. Nesse caso a solução comporta-se como condutora de corrente.
2 – Classificação
As soluções aquosas são classificadas de acordo com sua condutividade elétrica da seguinte maneira:
Soluções eletrolíticas: São aquelas que apresentam íons livres,

Relacionados