Teoria de administração

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
As teorias do administrador e do trabalho

A partir da revolução industrial com o crescimento acelerado  e desorganizado das empresas, surgiu a necessidade de se aumentar a produção substituindo a pratica e a improvisação, que até então eram dominantes. Evoluindo assim da artesanal para a industrial .

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras deAdministrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de três habilidades a Técnica, Humana e Conceitual. Técnica como a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindo conhecimento especializado, habilidade, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve. Na Habilidade Humana, o administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas paraconseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos. A Habilidade Conceitual, requer do administrador saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa através de ideias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chega. E com o mundo cada vez mais globalizado podemos notar que ashabilidades se alteram durante o tempo, pois sempre estamos mudando para algo mais moderno, e com isto temos mais recursos para adquirir mais conhecimento ,planejamento e ter flexibilidade de lidar com pessoas.

O pioneiro da administração cientifica foi Taylor, ele considerava os operários irresponsáveis e vadios e que não tinha capacidade, e nem formação. E o processo mais eficiente foi osurgimento de teorias no sentido de obter melhores resultados tanto em produção quanto em organização. Mas cada teoria via o indivíduo de um modo diferente. A teoria de administração clássica preocupava-se com a estrutura organizacional e com pouco enfoque no individuo dentro da organização tanto que recebia o nome de teoria da máquina. A teoria estruturalista via o homem como um ser flexível e capaz delidar com as frustrações. Já nas organizações via um sistema deliberadamente construído e em constante relação de intercambio com seu ambiente. De acordo com as relações entre as partes da organização são de grande importância, o que os leva a dar um destaque todo especial às relações entre organização formal e organização informal, sejam na análise de empresas, escolas, hospitais ou quaisqueroutros tipos de organização dando preferência à abordagem.

A teoria clássica e a neoclássica tinha ênfase nos aspectos voltados para os objetivos com a utilização de metas, pela valorização da prática e sempre na busca de resultados concretos e palpáveis. A teoria da burocracia foi formalizada por Max Weber e tem os seguintes princípios fundamentais como normas e regras, divisão do trabalho, ahierarquia ,impessoalidade, profissionalismo. Com o aparecimento das ciências sociais surge a teoria das relações humanas que tinha ênfase na motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo. Teoria do Comportamento Organizacional é a teoria das decisões tinha integração dos objetivos organizacionais e individuais. A palavra contingência significa algo incerto dai vem a teoria dacontingência, podemos dizer que essa abordagem diz que não se alcança a eficácia organizacional ,ou seja , no sentido de se alcançar os objetivos da organização, dentro de um ambiente. A teoria de sistemas, os teóricos procuram viam os sistemas como um conjunto de elementos Dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo operando sobre dados energia matéria, para fornecerinformação energia matéria. A importância da teoria geral dos sistemas é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores.

Voltamos ao inicio, juntamente com a revolução industrial onde surge os clássicos da sociologia Max Weber, karl Marx e Emile Durkhiem. Weber entende o capitalismo é movido pelo desejo racional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!