Teoria das Transformações - Bion

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
Aluno:
Matrícula:


CAPÍTULO 14 - TEORIA DAS TRANSFORMAÇÕES

Em 1965, Bion publicou As Transformações, com o subtítulo: “Da aprendizagem ao crescimento”, que juntamente com os dois livros anteriores, O aprender com a experiência, de 1962, e Elementos de psicanálise, de 1963, constituem uma espécie de trilogia da parteepistemológica de sua obra cientifica.
Bion costumava enfatizar que a psicanálise pode ser abordada a partir de três dimensões : a científica ( com fundamentos lógico-matemáticos), a estética ( artística ) e a religiosa-mística.
Além desses modelos, Bion também ilustra “AS Transformações” com muitas passagens clínicas, de modo a nunca perder de vista que não admitia posições teóricas econsiderações metapsicológicas que não tivessem um embasamento e uma correlação com a prática analítica.

Conceito de “Transformações”
O conceito de “transformação” é prioritariamente clínico e, segundo Bion, objetiva esclarecer a cadeia de fenômenos que se passa entre os enunciados do analista e do paciente, para compreender a evolução da experiência emocional entre ambos.
Os termos“transformação” e “invariância” são utilizados em muitas disciplinas, como na geometria projetiva, na teoria dos conjuntos da matemática, na filosofia, e naturalmente, em psicanálise, desde Bion.
Bion estendeu o conceito de “transformação” utilizado no processo analítico para as modificações que se processam no meio ambiente fora da análise, tal como exemplificou com um paciente psicótico seuque, com sua “piora”, mobilizou a preocupação e a interferência de familiares e amigos na análise.
A palavra “trans-formação” significa “formar para além de”, de modo que as mudanças da forma de um determinado fenômeno podem ser múltiplas e adquirir os mais diversos formatos e significados, porém sempre conservarão a propriedade de se conectarem entre si, devido a permanente manutenção depelo menos um elemento imutável comum a todas as formas, que se constitui o que se conhece como “invariantes”.
Os elementos presentes em uma análise estão sempre em uma “conjunção constante” entre si, mas isso não quer dizer que haja uma direta e linear relação de causa-efeito entre eles. No entanto, esses elementos sofrem constantes transformações, e o importante a assinalar é que estasúltimas processam tato na pessoa do paciente ( podendo agir com o máximo de alucinações sensoriais) como na sua família e na pessoa do psicanalista.
Dessa forma, como exemplos de transformação que ocorrem na situação psicanalítica, podem-se mencionar os sonhos, os sintomas, a passagem do pensamento para o verbo ou para o acting, o fenômeno da transferência, a formulação da interpretação doanalista e o ato de simbolizar, visto que transformar é simbolizar e vice-versa.

O processamento da Transformação
Bion postulou que em todo o processo de transformação, o qual designa por T, tanto no paciente como (Tp) como no analista (Ta), sempre vai haver a presença de quatro elementos: um estado inicial – que ele denomina O -, um mecanismo de ação que produz transformação ( designadopelo signo alfa), um produto final (designado pelo signo beta) e a permanência e algum grau de invariância.
O signo O necessita ser clarificado, por quanto tem sido empregado com acepções um pouco distintas pelos autores que tem divulgado a obra de Bion. Alguns convictos em interpretar O como a letra “o” ( de “origem”), enquanto outros lêem esse signo como “zero”.
O que importa é que,para Bion, O designa um estado inicial desconhecido ( pode ser o início de uma sessão); no entanto, de uma forma mais consistente, ele emprega O com o significado de que o ciclo de transformação se inicia a partir de uma original “realidade incognoscível”.
Segundo Bion, as verdadeiras transformações em direção a O, na situação psicanalítica, podem vir acompanhadas de um estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BION
  • Bion
  • Bion
  • Bion
  • Bion
  • Bion
  • Walfred Bion
  • Wilfred Bion

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!