Teoria das RIs e sua relacao com OIs

Páginas: 11 (2648 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013

Q.1)
O conceito em que se fundamenta o Funcionalismo pode ser descrito da seguinte forma, hábitos de cooperação seriam constituídos em diversas áreas mais técnicas, nas esferas tecnológica, econômica e social, nas quais o interesse comum pode emergir facilmente. Em um ambiente que se apresente uma problemática comum, identificada como mínimo denominador comum entre os Estados, estestenderiam a cooperar em torno desta questão afim de generalizar os custos e reduzir os riscos, por meio disto podemos identificá-los como atores racionais. Ou seja, os Estados cooperam em determinado tema específico, gerando avanços de normas e regras em relação a esse tema. Essa cooperação surge através de uma demanda que nasce da própria intensificação da globalização e do desenvolvimento tecnológico,que não permitiriam que determinados problemas fossem resolvidos apenas no âmbito nacional.
Alguns autores afirmam que o sucesso da cooperação em um assunto específico levaria a uma cooperação também em outros setores, podendo gerar até mesmo uma ramificação para uma cooperação política maior. Para haver sucesso na cooperação política há uma necessidade de estabelecer uma relação de confiança,para os funcionalistas essa confiança seria aos poucos construída, através das cooperações funcionalistas. Mais tarde, a cooperação na seara política seria inevitável. Além disso, ao criar uma rede internacional de cooperação, que redefiniria os interesses e as lealdades dos Estados, mudando-as do interesse nacional para o interesse coletivo, a cooperação funcional geraria uma nova forma decomportamento dos Estados que seria internalizada e observaríamos a redução progressiva dos conflitos internacionais.
Sendo assim, tanto o Funcionalismo, tanto o Neofuncionalismo, acreditam que o processo gradual de integração do sistema internacional em áreas específicas pode, através do transbordamento, gerar uma integração política maior. É através dessa linha de pensamento que alguns autoresneofuncionalistas explicam a natureza do processo de integração em curso na Europa Ocidental.
Portanto, as OIs tendem a abarcar progressivamente temas que no passado faziam parte do dominio reservado dos Estados. Esses prevalecem como atores da política internacional, embora seja inegável a existência, a articulação e a relevância política de alguns novos atores, como as OIs. O bem-estar dosindivíduos seria mais bem atendido com cooperação funcional do que com competição interestatal – essa constatação, na visão funcionalista, fará com que as lealdades políticas individuais convirjam gradualmente para as organizações internacionais de caráter funcional.
A importância das OI no cenário internacional decorre igualmente da paciente construção de princípios e valores com partilhados de formatransnacional. Formalizadas através de tratados internacionais, certas OI detém instrumentos de controle tanto de sua aplicação quanto de sua eficácia, um exemplo seria a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

Na visão Realista, as OIs são um instrumento complementar às ações estatais, já que de acordo com esses teóricos a dinâmica mais importante do sistema internacional é acompetição política pelo poder. Sendo assim, quase totalidade dos Estados reluta em delegar competências e prefere fazer com que as OIs permaneçam como simples organizações inter-governamentais (e não supranacionais), cujas decisões são tomadas por consenso ou por maioria qualificada entre os Estados membros. Essas instituições seriam, portanto, atores secundários no cenário mundial, porque suasações estariam sempre vinculadas aos desejos dos Estados. Os autores realistas criticam, ainda, a proposição de que instituições podem mudar aspectos importantes do sistema internacional e não conferem relevância ao papel de atores não estatais como as ONGIs, existiria, portanto, a falta de poder real das OIGs.
A cooperação através de OIs se justifica apenas por fins econômicos e de segurança,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das ris
  • TEORIA DE RI
  • Teoria de RI
  • teoria das RI
  • teoria das ri
  • RI 13579 NA OI 436 ESTÁ COM ERRO
  • Teoria das RI
  • teoria de Ri (neorealismo e neoliberalismo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!