Teoria das restriçoes

Páginas: 7 (1652 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
m gigante chamado Eliyahu Moshe Goldratt
Prof. Dr. Fernando Bernardi de Souza
Departamento de Engenharia de Produção
Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP
Eliyahu Moshe Goldratt (31 de março de 1947 – 11 de junho de 2011) foi um físico israelense que se tornou um guru da gestão empresarial. Ele é o autor do Optimized Production Technology (OPT), da Teoria das Restrições (TOC), dosProcessos de Raciocínio, dos métodos Tambor-Pulmão-Corda (TPC), Gestão de Projetos baseada na Corrente Crítica (CCPM), Distribuição Puxada e outras ferramentas derivadas da TOC. Goldratt afirmava usar o método científico para resolver os problemas das organizações. Ele foi autor de vários livros escritos em estilo de novela, abordando temas como logística de produção, logística de distribuição,planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, finanças, marketing, tecnologia da informação, entre outros.
O seu livro "A Meta" introduz aspectos da contabilidade e da produtividade criando um novo enfoque de análise chamado "Mundo do Ganho", em oposição ao chamado "Mundo do Custo". “A Meta” é considerada uma obra importante no campo da melhoria da produtividade e das decisões focadas nalucratividade.
Nascido em Israel de uma família de rabinos, Goldratt se formou em física. Ele obteve seu grau de Bacharel em Ciências pela Universidade de Tel Aviv e seu Mestrado e Doutorado na Universidade Bar-Ilan.
Goldratt produziu muitos trabalhos. Alguns dos mais notáveis são:
- A Meta (The Goal), 1984: introduz o processo focalizado baseado na TOC para melhorar organizações e discute brevementealguns aspectos da contabilidade. É considerado um importante trabalho sobre o tema melhoria de desempenho.
- Não é Sorte (It's Not Luck), 1994: aplica a TOC em marketing, distribuição e estratégia de negócios.
- Corrente Crítica (Critical Chain), 1997: aplica a TOC na gestão de projetos e ilustra o método Corrente Crítica para Gestão de Projetos (CCPM), enquanto comenta sobre o ambienteacadêmico dos cursos MBA.
- Necessária, Mas Não Suficiente (Necessary But Not Sufficient), 2000: discute a aplicabilidade dos sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) e dos softwares de gestão da produção.
- The Choice, 2008 (não traduzido para o português): mantendo seu estilo de provocador, Goldratt desta feita apresenta, na forma de diálogos com sua filha Efrat, a TOC como um sistema de crenças eprincípios. Uma segunda edição vem sendo planejada para incluir as próprias notas que Efrat elaborou durante as conversas com seu pai, ajudando o leitor a compreender a verdadeira essência do livro.
- Isn't it Obvious, 2009 (não traduzido para o português): é o mais recente livro de Goldratt e trata da aplicação da TOC no varejo. Ilan Eshkoli e Joe Leer Brown são co-autores. O livro relata aestória de um marido (administrador) e sua esposa (compradora) trabalhando em uma cadeia de lojas da família. Uma crise inesperada os ajuda a encontrar novas formas de se fazer as coisas, culminando no sucesso da cadeia de lojas.
- Isn't it Obvious, 2009 (não traduzido para o português): é o mais recente livro de Goldratt e trata da aplicação da TOC no varejo. Ilan Eshkoli e Joe Leer Brown sãoco-autores. O livro relata a estória de um marido (administrador) e sua esposa (compradora) trabalhando em uma cadeia de lojas da família. Uma crise inesperada os ajuda a encontrar novas formas de se fazer as coisas, culminando no sucesso da cadeia de lojas.
A Teoria das Restrições
A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) é uma filosofia de negócios introduzida por Eliyahu M. Goldratt noseu livro A Meta, de 1984. Ela é baseada na aplicação de princípios científicos e do raciocínio lógico para guiar organizações humanas. A publicidade e liderança por trás dessas idéias tem sido exercida principalmente, até então, pelo Dr. Goldratt, através de uma série de livros, seminários e workshops.
TOC foi concebida para auxiliar organizações a alcançar seus objetivos continuamente. A TOC...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das restricoes
  • Teoria da restrições
  • Teoria das Restriçoes
  • Teoria das restrições
  • Teoria das restrições
  • Teoria das Restrições
  • A teoria das restrições
  • Teoria das Restrições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!