Teoria das restriçoes

Páginas: 9 (2154 palavras) Publicado: 8 de abril de 2011
A TEORIA DAS RESTRIÇÕES E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO DE PREÇOS E CUSTOS NAS ORGANIZAÇÕES

Criada pelo físico israelense Eliyahu M. Goldratt na segunda metade dos anos 80, a Teoria das Restrições (TOC – Theory of Constraints) foi inicialmente fundamentada em programas de computação com o objetivo de desenvolver e implementar um sistema de programação de produção com capacidade finita, pararesolver problemas de chão de fábrica.
Ficou constatado na prática, que o simples uso de um software não garante à empresa um processo auto sustentado de melhoria contínua. Para tal, era necessário que fossem quebrados certos paradigmas que regem as organizações, mudando a forma de agir e pensar das pessoas.
Tornou-se evidente que era preciso desenvolver um método em que se permitissecriar, comunicar e implementar uma boa solução para a produção. A primeira experiência bem sucedida de abordar o que foi depois chamado de “O Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições” se deu através da publicação de “A Meta”, um livro técnico escrito de maneira romanceada por Goldratt juntamente com Jeff Cox. “A Meta” não somente foi a base na qual foi sedimentada a Teoria das Restrições,como também foi muito útil em aplicações industriais, na implementação dos conceitos de programação da produção delineados na obra.
A TOC é uma nova filosofia de gerenciamento global, insistente ao afirmar que a otimização local não garante a otimização total. O Gerenciamento da Qualidade Total (TQM) lembra-nos que não é suficiente fazer certas as coisas, o mais importante é fazer as coisascertas. E o Just in time (JIT) levanta a idéia de não fazer o que não for necessário. Essas técnicas encorajam a empresa a aumentar o ganho.
A Teoria das Restrições parte do pressuposto de que as empresas são sistemas que tem partes interdependentes (recursos e /ou processos). A meta de qualquer empresa é ganhar dinheiro hoje e sempre, sendo uma restrição qualquer obstáculo que limita omelhor desempenho do sistema empresa em direção à meta de ganhar dinheiro. O que importa é o desempenho da empresa e não das suas partes.
A única maneira que se podem avaliar produtos, recursos produtivos e atividades são analisando seus impactos na capacidade do sistema de ‘gerar dinheiro’. A medida da capacidade de ganhar dinheiro deve ser quantificada de forma prática e objetiva, de formaque se tenha uma “bússola” que indique se cada decisão tomada dentro da empresa está ou não se levando em direção à meta de ganhar dinheiro.
O ponto central de sua teoria é que toda a empresa, no processo de atingir sua meta, apresenta pelo menos uma restrição, que pode ser efetuados através de 5 passos:
1. IDENTIFICAR a restrição do sistema. Em outras palavras, significa quealimentar a Restrição com menos implica em perda de oportunidade e / ou vendas, e alimentá-la com mais não resulta em maior saída;
2. EXPLORAR a restrição do sistema, ou seja, para maximizar o desempenho de todo o sistema é necessário, portanto, tirar o máximo proveito possível do recurso que o restringe;
3. SUBORDINAR tudo o mais à decisão na 2ª etapa;
4. ELEVAR a restrição dosistema;
Sem a restrição a empresa produziria uma quantidade infinita daquilo que almeja, ou seja, um lucro infinito.
5. Se num passo anterior a restrição for quebrada, é necessário que se volte ao passo 1.
A restrição trata-se de qualquer coisa que limita um melhor desempenho de um sistema, como um elo mais fraco de uma corrente, ou, algo que a empresa não tem o suficiente.A Teoria das Restrições condena o uso de medidas físicas para avaliação de desempenho, insistindo na utilização de medidas financeiras.
As medidas financeiras são necessárias para saber até que ponto a empresa está conseguindo alcançar o objetivo de gerar dinheiro. Outra razão, e talvez a mais importante delas, é induzir que as partes façam o que é bom para a organização como um todo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das restricoes
  • Teoria da restrições
  • Teoria das Restriçoes
  • Teoria das restrições
  • Teoria das restrições
  • Teoria das Restrições
  • A teoria das restrições
  • Teoria das Restrições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!