teoria das relações humanas

Páginas: 8 (1911 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2015
RELAÇÕES HUMANAS


Acadêmicos

Cristiane Lopes, Keity Marinho, Michele Santos e Tarine Borges

Professor – Márcia Krauspenhar da Rocha Fernandes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (000204) – Prática do Módulo I
18/11/2014



RESUMO o resumo são frases sequenciais, sem nova linha

A Teoria das Relações Humanas ou, Escola das Relações Humanas é um conjunto de teoriasadministrativas que ganharam força com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929.Com a “Grande Crise” todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da “Crise”.

As novas ideias trazidas pela Escola das Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus e começa a tratar de forma mais complexa os sereshumanos.

A partir de então, começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e, na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e, percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

As organizações são alvos constantes demudanças impostas pelo ambiente em que estão inseridas, pensando dessa forma nosso grupo de estudos desenvolveu este material visando, o início da Escola das Relações Humanas e toda a sua trajetória até os dias atuais.
Buscamos de forma dinâmica integrar uma pesquisa minuciosa em materiais de Autores conhecidos como Chiavenatto e, fontes da internet com artigos detalhados sobre o tema abordado.1 INTRODUÇÃO


A partir de um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard, um estudo sobre o comportamento humano na organização foi desenvolvido, e assim descobriram que as variações de produção não surtiam efeito sobre o desempenho dos trabalhadores. A escola das relações humanas e o enfoque comportamental, que é considerado em primeiro plano, e em segundo fica o sistema técnico, queenvolve produtos, equipamentos e regras.

Das experiências de Hawthorne – Chicago U.S.A nasceu a Escola das Relações Humanas. Outros teóricos que ganharam destaque na Escola das Relações Humanas foram: Roethilsberger, William Dickson e Chester Barnard.

Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar aformação de grupos. Até então o trabalhador era tratado de forma mecânica (Teoria Clássica e Científica). Com os novos estudos, o foco mudou e de homo economicus o trabalhador passou a ser visto como “homo socialis”.




2 DESENVOLVIMENTO

A Escola das Relações Humanas teve como principal difusor Elton Mayo que, defendia a tese da necessidade psicológica do homem de sentir como membro de um gruposocial.(ROBBINS 2002) Pode-se dizer que, além da recompensa financeira é necessário que a organização favoreça a cooperação e a integração ao grupo social.

Conforme chegou a destacar o próprio Elton Mayo a concepção do homem no trabalho, mantém íntima relação com a motivação, a sociabilidade e a aspiração tornando-se instrumentos necessários para fornecer ao indivíduo a realização pessoal .Desta forma tornam-se mais humanas e democráticas as relações entre pessoas e organizações, onde intensificam-se as preocupações com os aspectos psicológicos e sociológicos, iniciando assim a aplicação de conceitos como a motivação pessoal, a liderança no grupo social e a comunicação e repasse de informações.




Críticas à Teoria das Relações Humanas


As principais críticas a essa escola são deque:

Ela apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais – em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi insegura e artificial e mesmo tendenciosa; alguns estudiosos acreditam que a origem esteja no fato de ser a Teoria das Relações Humanas em produto da ética e do princípio democrático então existente no Estados Unidos;
Oposição cerrada a Teoria Clássica – Tudo aquilo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das Relações Humanas
  • teorias das relações humanas
  • Teoria das Relações Humanas
  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • Paper Teoria das Relações Humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!