Teoria das relações humanas

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 21 de junho de 2011
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: Uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 5º Cap.Teoria das Relações Humanas.

1º Parágrafo – A teoria das relações humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência dasconclusões da Experiência de Hawtorne.
Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.
As Origens da Teoria das Relações Humanas (Pág. 102)
A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos:
1º Parágrafo – 1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica.
2º Parágrafo – 2. Odesenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial.
3º Parágrafo – 3. As idéias programáticas de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração.
4º Parágrafo – 4. As conclusões da Experiência de Hawthorne, que puseram em xeque osprincipais postulados da Teoria Clássica da Administração.
A experiência de Hawthorne (Pág. 102 a 107)
1º Parágrafo – Em 1924, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos fez uma pesquisa para verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dos pressupostos da Administração Científica.
1. Primeira fase da experiência de Hawthorne (Pág. 103)
Foramescolhidos dois grupos de trabalho que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas. Pretendia-se conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Os observadores não encontram correlação direta etre ambas as variáveis, mas verificaram, desapontados, a existência de uma variável difícil de ser isolada, denominada fator psicológico. Comprovou-se a preponderância do fatorpsicológico sobre o fator fisiológico: a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas.
2. Segunda fase da experiência de Hawthorne ( Pág. 103 a 104)
Foi criado um grupo de observação: cinco moças montavam os relés, enquanto uma sexta operaria fornecia as peças para abastecer o trabalho. O equipamento de trabalho era idêntico ao usado no departamento, apenas incluindo um plano inclinado comum contador de peças que marcava a produção em fita perfurada a produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental (sujeito a mudanças nas condições de trabalho) e o grupo de controle (trabalho em condições constantes).
3. Terceira fase da experiência de Hawthorne (Pág. 104 a 105)
1º Parágrafo – Preocupados com a diferença de atitudes entre as moças do grupo experimental e as moçasdo grupo de controle, os pesquisadores se afastaram do objetivo inicial de verificar as condições físicas de trabalho e passaram a se fixar no estudo das relações humanas no trabalho.
2º Parágrafo – Iniciou-se o Programa de Entrevistas com os empregados para conhecer suas atitudes e sentimentos; bem como ouvir sugestões a respeito do treinamento dos supervisores. O programa foi bem recebido entreoperários e supervisores e os resultados se mostraram animadores.
3º Parágrafo – Com a organização informal, os operários se mantém unidos através de laços de lealdade. Quando o operário pretende também ser leal à empresa, essa lealdade dividida entre o grupo e a companhia traz conflito, tensão, inquietação e descontentamento.
4. Quarta fase da experiência de Hawthone (Pág. 105)
2º Parágrafo –Essa quarta fase permitiu o estudo das relações entre organização informal dos empregados e a organização formal da fábrica.
3º Parágrafo – A experiência de Hawthorne foi suspensa em 1932 por motivos financeiros
5. Conclusões da experiência de Hawthorne (Pág. 105)
1º Parágrafo – A experiência de Hawthorne propiciou o delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas. Suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das Relações Humanas
  • teorias das relações humanas
  • Teoria das Relações Humanas
  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • teoria das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!