Teoria das relações humanas

Páginas: 10 (2384 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
Por Caio Ianicelli

Introdução

A Escola de Relações Humanas é uma teoria de gestão que surgiu a partir das experiências do Australiano Elton Mayo (1880 – 1949) junto aos operários das fábricas de equipamentos e componentes telefônicos Hawthorne Western Electric (Nos EUA, próximo a Chigado).

As pesquisas, realizadas no período de 1927 a 1931, tinham como objetivo explorar a relaçãoentre a moral dos trabalhadores e o resultado final da produção. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e como as ciências humanas influenciaram as organizações.

Os resultados obtidos demonstraram que a produtividade e/ou os motivos de insatisfação dos trabalhadores dependiam menos das condições materiais de trabalho do que dasrelações sociais nas fábricas.

A partir destas constatações, Mayo fundamenta a Teoria das Relações Humanas na qual opõe a organização formal à organização informal.

Sobre Elton Mayo

Sociólogo australiano, nascido em 1880 e falecido em 1949, formou-se em Medicina na Universidade de Adelaide, trabalhou na África e lecionou na Universidade de Queensland.

Ainda na Austrália, estudouas sociedades aborígenes (uma tribo australiana descendente dos africanos) que o tornaram sensível às múltiplas dimensões da natureza humana. Durante e após a Primeira Guerra Mundial, trabalhou na análise psicológica de soldados em estado de choque.

Partiu para os Estados Unidos em 1923, dando aulas nas Universidades da Pensilvânia e Harvard. A partir disso, iniciou então as pesquisasfinanciadas pelo Conselho Regional de Pesquisas dos EUA sobre as relações humanas nas fábricas.

Mayo acreditava que as pessoas e suas motivações eram essenciais para a empresa e explorava o elo entre moral e produção. Além disso, era um defensor da motivação e do trabalho em equipe.

A Experiência de Hawthorne

Em 1927, Elton Mayo coordenou as experiências junto a uma equipe depesquisadores nas empresas Western Electric (a localização da companhia – Hawthorne deu nome às experiências) com a finalidade de determinar como as mudanças nas condições de remuneração e de trabalho (iluminação, temperatura, períodos de descanso, acidentes de trabalho, fadiga, rotação do pessoal, etc.) influenciavam as pessoas e a sua produtividade no trabalho. A empresa vinha apresentando uma altíssimataxa de rotatividade que girava em torno dos 250% ao ano.

Suas pesquisas foram divididas em quatro partes:

• Fase I:

Foi observado dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes. Um grupo trabalhava sob iluminação constante enquanto outro trabalhava sob iluminação variável. Perceberam que o fator psicológico influenciava na produção,quando a iluminação aumentava produziam mais e quando a iluminação diminuía produziam menos.

• Fase II:

Na segunda fase, os pesquisadores mudaram o local de trabalho, a forma de pagamento, estabeleceram pequenos intervalos de descanso e distribuíam lanches leves nesses intervalos. Havia um coordenador tanto no grupo de controle quanto no experimental, mas no segundo sua postura era maisbranda e era permitido aos operários que conversassem entre si o que acarretou um desenvolvimento social e a criação de grupos informais – logo, uma equipe nasceu.

A pesquisa, nesse ponto, foi dividida em 12 etapas (01 etapa por mês, totalizando um ano) para que pudessem analisar com maior clareza os resultados à médio prazo. Perceberam então que, os trabalhadores apresentaram maior rendimentona produção, pois trabalhavam satisfeitos.

• Fase III:

Os pesquisadores se preocuparam com as relações entre funcionários e em 1928 os entrevistaram para conhecer suas opiniões, pensamentos e atitudes acerca de punições aplicadas pelos superiores e pagamentos, descobriram uma espécie de organização informal dentro da organização que se manifestava por padrões formados pelos próprios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das Relações Humanas
  • teorias das relações humanas
  • Teoria das Relações Humanas
  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • teoria das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!