Teoria das relações humanas

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
FACULDADE EVOLUTIVO – FACE.
Curso: Administração. - 2o semestre.
Disciplina: T.G. A.
Prof: Maria da Graça.


TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.

1. Quais são as origens da Teoria das Relações Humanas?

A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanista da Administração) surgiu nos Estados Unidos. Como conseqüência imediata das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por EltonMayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Abordagem Clássica da Administração.
A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência a desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores tinham de se submeter.

Comente a 1a fase da Experiência de Hawthorne.

Foram escolhidos doisgrupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas. Pretendia-se conhecer o efeito da iluminação (variável e constante) sobre o rendimento dos operários. Os observadores não encontraram correlação direta entre ambas as variáveis. Verificaram, a existência de outras variáveis difíceis de serem isoladas. Um dos fatores descobertos foi o fator psicológico: os operários produziammais quando à intensidade de iluminação aumentava e, o contrário, quando diminuía. Esse fato foi comprovado, trocando-se as lâmpadas por outras da mesma potência. Comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico: a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas. Reconhecendo a existência do fator psicológico apenas quanto à sua influência negativa, ospesquisadores pretendiam isolá-lo ou eliminá-lo da experiência, por considera-lo inoportuno. Assim, estendeu a experiência à verificação da fadiga no trabalho, da mudança de horários, introdução de intervalos de descanso, aspectos basicamente fisiológicos.


Comente a 2a fase da Experiência de Hawthorne.

Experiência com seis moças selecionadas para constituírem um grupo de observação (ou grupoexperimental): cinco montavam os relés, enquanto uma sexta fornecia as peças para abastecer o trabalho. A sala de prova foi separada do departamento. O grupo experimental tinha um supervisor, como no grupo de controle, e um observador (observar o trabalho e assegurar o espírito de cooperação). Elas foram convidadas para participar da pesquisa, esclarecida quanto aos objetivos: avaliar o efeito dasmudanças nas condições de trabalho (períodos de descanso, lanches, redução no horário de trabalho etc.). Era informada a respeito dos resultados e as modificações eram submetidas à sua aprovação. Insistia-se para que trabalhassem dentro do normal e ficassem à vontade no trabalho. Verificaram o mesmo fator psicológico, já identificado anteriormente na 1a experiência.

Pois: As moças gostavam detrabalhar na sala de provas, porque era mais divertido e a supervisão branda (ao contrario da supervisão de controle rígido na sala de montagem) permitia trabalhar com liberdade e menor ansiedade;
Havia um ambiente amistoso e sem pressões (maior satisfação no trabalho);
Não havia temor ao supervisor, pois este funcionava como orientador;
Houve um desenvolvimento social do grupo experimental(equipe);
O grupo desenvolveu objetos comuns, como de aumentar o ritmo de produção, embora fosse solicitado a trabalhar normal.
Preocupados com a diferença de atitudes entre as moças dos dois grupos (experimental e de controle), os pesquisadores se afastaram um pouco do objetivo inicial de verificar as condições físicas de trabalho e passaram a se fixar no estudo das relações humanas no trabalho.Quais as conclusões da Experiência de Hawthorne?

A Experiência de Hawthorne permitiu o delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas. Suas principais conclusões são as seguintes:
a) Nível de Produção Resultante da Integração Social
Verificou-se que o nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das Relações Humanas
  • teorias das relações humanas
  • Teoria das Relações Humanas
  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • teoria das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!