Teoria das relações humanas

Páginas: 16 (3934 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
Teoria das Relações Humanas

Com a Abordagem Humanística, a Teoria Administrativa sofre uma verdadeira revolução conceitual. A ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional passa às pessoas que trabalham ou participam das organizações. A preocupação com a máquina e com os métodos de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Administração aplicáveis aos aspectosorganizacionais cedem prioridade para a preocupação com o homem e o grupo social, dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos.

A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir o excesso de desumanização da Administração Científica, além de não se adequar ao sistema de vida democrático da sociedade americana, em virtude da evidente exploração doempregado pelo patrão.

Origens da Teoria das Relações Humanas

A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Adm. Clássica adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano;
O desenvolvimento das chamadas ciências humanas principalmente a Sociologia e a Psicologia;
As idéias da Filosofia Pragmática (John Dewey) e daPsicologia Dinâmica (Kurt Lewin) e do Sociólogo George Elton Mayo (nascido na Austrália, formado em antropologia e medicina, professor da Universidade de Harvard), sendo que todas as idéias contribuíram para a concepção da teoria humanística.
As conclusões da Experiência de Hawthorne pondo em xeque a Teoria Clássica.

A Teoria das Relações Humanas e a Experiência de Hawthorne

Essa abordagem surgiucom os resultados da famosa experiência de Hawthorne, realizada por Elton Mayo, que desenvolveu uma pesquisa de 1927 a 1932 na Western Electric Company, localizada no bairro de Hawthorne, Chicago.

A Western Eletric era uma companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas. A empresa sempre se caracterizara pela preocupação com o bem estar de seus funcionários, oque lhe proporcionava um clima constantemente sadio de relações industriais. Durante mais de 20 anos não se constatara nenhuma greve ou manifestação.

No período entre 1927 e 1932 foram realizadas pesquisas em uma das fábricas da Western Electric Company. A fábrica contava com cerca de 40 mil empregados e as experiências realizadas visavam detectar de que modo fatores ambientais - como ailuminação do ambiente de trabalho - influenciavam a produtividade dos trabalhadores. As experiências foram realizadas por um comitê constituído por três membros da empresa pesquisada e quatro representantes da Escola de Administração de Empresas de Harvard.

Este estudo teve por objetivo pesquisar o efeito das condições ambientais (iluminação) sobre a produtividade do pessoal, no sentido de confirmar ounão os preceitos da Administração Científica. No entanto, a experiência tomou rumos completamente diferentes e constatou a importância do fator humano na organização e a necessidade de humanização e democratização das organizações.

A Western Eletric possuía uma política de pessoal voltada para o bem-estar dos funcionários, salários satisfatórios e boas condições de trabalho. Mas, entretanto, otrabalho executado pelos trabalhadores eram tipicamente Taylorista, caracterizado por tarefas simples e repetitivas, que dependiam da rapidez. No setor escolhido para a realização da pesquisa, o setor de montagem de relés, o trabalho era executado por moças. A pesquisa teve quatro fases:
1ª Experiência: Estudo da Iluminação

Em 1924, com a colaboração do Conselho Nacional de Pesquisas, iniciarana fábrica de Hawthorne uma série de estudos para determinar uma possível relação entre a intensidade da iluminação do ambiente de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pelos níveis de produção alcançados. Esta experiência que se tornaria famosa foi coordenada por Elton Mayo e, logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes no trabalho, da rotação de pessoal e do efeito das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das Relações Humanas
  • teorias das relações humanas
  • Teoria das Relações Humanas
  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • teoria das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!