Teoria das relações humanas

Páginas: 7 (1517 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Teoria das Relações Humanas

Desafios da Gestão e Organizações

Aluna: Gisele Alves da Conceição Matricula: 203690

INTRODUÇÃO

Desde o século XVIII com a revolução industrial já era temida a chegada da tecnologia, mas seja ajudando ou atrapalhando hoje ela esta cada vez mais presente em nossas vidas. Neste trabalhoprocuramos identificar a relação entre o trabalhador e a tecnologia, como anda essa fase de adaptação continua, onde os trabalhadores têm que adaptar continuamente para acompanhar o avanço da tecnologia.

Teoria
Para Aquino (1979, p.40), “indiscutivelmente o salário é o elo básico entre a mão-de-obra e a empresa. Entretanto, não constitui o único fator de motivação, mesmo em países de baixarenda ou de renda mal distribuída, como é o caso do Brasil”. Descobriu-se a importância para os seres humanos das condições psicológicas e dos benefícios sociais além do trabalho.
No entanto, como já se firmou, apesar das organizações terem descoberto tais realidades, melhorando-se a qualidade de vida no trabalho não se terá a garantia de melhor produtividade. Em uma organização onde a QVT forinexistente não se terá, sem dúvida, alta produtividade. Qualidade de vida no trabalho deve corresponder objetivamente à obtenção do bem estar no trabalho, ou seja, a tornar o trabalho saudável, humano, por isto seus fatores têm de ser claros e nítidos.

Se a tônica é a produtividade, é ingenuidade acreditar, como chama atenção Lobos (1978), que um indivíduo lutará para alcançar as metas daorganização, apenas porque foi contratado para exercer uma função. É verdade que as bases legais e morais podem fazer com que o indivíduo cumpra os termos de seu contrato. No entanto, o grau por que o indivíduo se desinteressa ou se esforça pelo seu trabalho, pode depender mais do grau de empenho demonstrado pelos demais membros do grupo no qual está inserido, do que por qualquer princípio estabelecidopela racionalidade das organizações, seja motivação financeira, repreensão patronal ou ambiente físico excelente.
De acordo com Maximiano (2004): Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva pararealizar o trabalho.
O que se pode observar neste conceito, é que motivação pressupõe uma disposição, uma força interna, em busca de um resultado.
Maximiano (2004, p. 269) afirma “a motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos interno das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente”. Os “motivos internos”, aptidões, interesses, valores e outro fazem com queuma pessoa realize ou não determinada tarefa, “motivos externos”, são enviados pelo ambiente em forma de estimulo ou incentivos criando uma situação favorável ao desenvolvimento da tarefa.

(CHIAVENATO, 1999), com a Teoria das Relações Humanas passou-se a estudar a influência da motivação no comportamento das pessoas. Embora este seja apenas um dos fatores internos que influenciam o comportamentohumano, a ele é dado tanta importância porque a motivação atua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos, a fim de supri-las para atingir os objetivos, tanto pessoais como organizacionais.
Essas necessidades humanas, tidas como forças ativas e impulsionadoras do comportamento, apresentam uma enorme imensidão. Isso porque as pessoas são diferentes entre si, possuem necessidades diferentese estas, consequentemente, produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo.
Apesar de todas essas diferenças enormes, em pesquisas realizadas acerca do comportamento humano, foi constatado que o processo que dinamiza o comportamento humano é mais ou menos semelhante para todas as pessoas.

Frederick Herzberg (1999) com base em pesquisas feitas para estudar a relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das Relações Humanas
  • teorias das relações humanas
  • Teoria das Relações Humanas
  • TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
  • teoria das relações humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!