Teoria das relações humanas e comportamental

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
DECORRÊNCIA DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS E TEORIA COMPORTAMENTAL

Com a chegada da teoria das Relações Humanas, passou-se a estudar motivação no comportamento das pessoas e com experiências veio demonstrar que o pagamento ou recompensa salarial não e único fator decisivo na satisfação do trabalhador.
Em 1935 Kurt Levin, se referia em suas pesquisas que o comportamento humano e determinadopor causas que às vezes, escapou ao próprio entendimento e controle do homem. Essas causas se chamam necessidades ou motivos.
Verificou-se que todo comportamento humano e motivado, e essa motivação leva o individuo a buscar a satisfação de suas necessidades. E quando alguma satisfação e bloqueada por uma barreira ocorre a frustação. Na medida em que essas necessidades são satisfeitas pelaorganização ocorre uma elevação da moral. Isso e uma decorrência do estado motivacional, uma atitude provocada pela satisfação ou não satisfação das necessidades do individuo. Suprindo tais objetivos juntamente com o grupo, o individuo que possa dar maior assistência e orientação, tem maiores possibilidades de ser considerado seu líder.
Para teoria das Relações Humanas, a comunicação é importante norelacionamento entre os superiores e seus subordinados lhes dando um entendimento melhor para uma ideia adequada do que esta acontecendo.
Os grupos informais são encontrados às vezes dentro da organização formal, também chamado de grupos de amizade, que vão se organizando naturalmente por meio de adesões espontâneas de indivíduos que com eles se identificam, geralmente se compõem de elementos diversosgrupos hierárquicos da empresa.
A teoria administrativa por cerca de mais de uma década foi dominado quase que internamente pela Teoria das Relações Humanas, mas no final da década de 50 a Teoria das Reações Humanas entrou em declínio e passou a ser intensamente criticada, a tal ponto de que suas concepções passaram a ser revistas e alteradas.
A Escola das relações humanas em geral éintensamente criticada pela interpretação inadequada distorcidas dos problemas de relações industriais, seja da compreensão do problema do conflito e dos interesses conflitantes dos empregados e da organização. Assim, procuram promover a harmonia industrial, descurando-se das importantes e numerosas funções do conflito.
Contudo ao ver de Kleber Nascimento, a escola das relações humanas concentrou naquelaque chama de pseudo-solução onde procura tornar mais agradável e compensadora para o trabalhador as atividades extrafuncionais, assim o trabalho torna-se um sacrifício compensado pela felicidade a ser gozado fora dele. Pode até parecer que os autores da escola das relações humanas tenham se preocupado exclusivamente com o bem-estar e a felicidade dos trabalhadores, mas na verdade ela foi criticadapelo fato de desenvolver uma sutil estratégia manipulativa visando modificar o empregado em favor dos objetivos da administração. No feudo, o individuo acha que fez o que vem do seu intimo, quando na verdade faz o que outros consigam atingir seus objetivos.
Já na Teoria Comportamental da administração que surgiu na década de 40, se fundamenta no comportamento das pessoas, onde se torna necessárioo estudo da motivação humana. Um psicólogo e consultor, apresentou uma teoria da motivação a qual as necessidades humanas então organizados e dispostas em níveis numa hierarquia de importância e de influência.
Proporcionando continuamente motivação no trabalho, Hezberg propôs o “enriquecimento e cargo”. Onde consiste em uma constante substituição de tarefas mais simples do cargo por tarefasmais complexas, oferecendo-lhe condições de desafio e de satisfação profissional no cargo. Mas alguns críticos desse sistema apontou uma serie de efeitos indesejáveis.
Outro importante expoente da teoria comportamental considera a administração como um processo relativo, onde não existem normas e princípios válidos para todas as circunstâncias e ocasiões, ao contrário ela nunca é igual em todas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das relações humanas e comportamentais
  • Teoria das relações humanas, teoria esttruturalista e teoria comportamental
  • teoria das relacoes humana, comportamental, estruturalista e neoclassica da administracao
  • Relações humanas comportamental
  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relações humanas
  • Teoria das relaçoes humanas
  • Teoria das Relações Humanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!