Teoria das necessidades de MC CLELLAND

274 palavras 2 páginas
DAVID MC CLELLAND Nascido em 1917, e falecido em 1988, foi um americano teórico da Psicologia. Reconhecido por seu trabalho em motivação de sucesso e consciência. Ficou conhecido, especialmente por desenvolver a Teoria das Necessidades.
Mc Clelland propôs que as necessidades individuais de cada um são adquiridas ao longo do tempo e são moldados por suas experiências iniciais de vida. De acordo com Mc Clellland, a maioria das necessidades ou motivos humanos podem ser classificadas como : realização, afiliação e poder.
Ele descobriu que a motivação de uma pessoa eficáz em determinadas funções de trabalho são influenciadas por essas três necessidades.Assim, a importância de uma necessidade particular depende da posição.

-Necessidade realização: Orienta-se para a excelência, levando os indivíduos a lutarem pelo sucesso, apreciando desafios significativos e satisfazendo-se ao completá-los. O desejo de realização é controlado por diversas forças, como: necessidade de ser aprovado socialmente, necessidade de status, conhecimentos e habilidades. Firma-se no desejo alcançar o sucesso profissional e assim a realização pessoal passa a ter mais significado do que as recompensas.

- Necessidade de afiliação: É o desejo de ser amado e aceito pelos outros. Esta necessidade traduz o desejo de se está próximo das outras pessoas , compartilhar das suas alegrias , construir sólidas amizades, obtendo um bom relacionamento interpessoal. Quando esta orientação domina as necessidades de uma pessoa, ela busca a amizade e prefere cooperar a competir, deseja relacionamentos com muita compreensão mútua. Precisa pertencer a grupos, cultivando a cordialidade e o afeto, assim prefere trabalhar em equipe. Para McClelland a associação desta necessidade com a de realização é um forte impulso para alcançar objetivos, isso, através da interação e cooperação.

Relacionados

  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas