teoria das globalizaçoes

Páginas: 8 (1820 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
TEORIAS DA GLOBALIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
Octaviano Ianni foi um dos sociólogos brasileiros que mais escreveram sobre a globalização, um novo estagio que atinge o capitalismo no mundo e se divide em três momentos.
O primeiro momento sua emergência e instalação na Europa instaurando o trabalho livre, a mercantilização da produção e organização do mundo. Para isso houve a dissolução de instituiçãopré-capitalista de produção e organização territorial. Nessa fase o capitalismo já é global o que alimenta esse processo são o colonialismo que agrega o processo europeu as demais regiões do mundo, fornecendo matérias- primas e escravos permitindo a acumulação de capital.
O segundo momento corresponde á industrialização e a implantação do capitalismo no mundo, por estreitas relações internacionais dedependência econômica e política caracterizando o que ficou conhecido por imperialismo. A economia entra em um estagio de produção ampliada e altamente planificada.A tecnologia passa a desempenhar cada vez mais importante.Movimentos de dissensão e resistência gera graves conflitos de oposição ao capitalismo conhecido como movimento do comunismo instaurando um modelo alternativo de produção eorganização política.A cultura se globaliza e se homogeneíza com criação da industria cultural e cultura de massa.
O terceiro momento é aquele que se chama de globalização, os modelos alternativos ao capitalismo especial a mundo comunista entram em decadência abalando as identidades regionais e os nacionalismos. Formam-se organismos internacionais para a administração econômica, política e socialcomo a ONU, o FMI e o BANCO MUNDIAL. O capitalismo entra em sua fase efetivamente planetária, tendo como centro os Estados Unidos.
Acompanhando do desenvolvimento da ciência e da pesquisa especialmente da sociologia que procurou acompanhar e explicar esse processo.
Em capítulos anteriores fizemos a quebra de paradigmas nas ciências humanas, comportamento, ideias, valores e objetivos. Agora vamosnos deter novos parâmetros da sociologia e nos objetivos propostos as nações. Nesse processo globalizado onde as desigualdades de relações internacionais se estabelecem e criam fluxos de riquezas girando em torno de determinados centros.

PÓS-MODERNIDADE
Globalização têm sido sinônimos de outros processos da historia contemporânea, o mais conhecido é o de pós-modernidade, conceito que exigeuma definição. O conceito de pós-modernidade procurava mostrar uma postura de ruptura que caracterizou a produção artística da modernidade. Procurava também romper a busca por critérios universais da arte pelo anseio da perenidade e legitimação que caracterizou o modernismo. A noção de pós- modernismo passou a designar uma proposta de produçãoartística caracterizando o homem contemporâneo nos grandes centros urbanos.
Em razão a essa flexibilidade ganhando ambiguidade identificando o descontrutivismos desenvolvia na arquitetura como movimentos artísticos. Servia tanto para designar organizações não governamentais como manifestações simbólicas que repudiavam valores e princípios da modernidade. Entre esse valores estavam o nacionalismo, ademocracia, a igualdade e a justiça.
Jurgens Habermas chamou de “Projeto da Modernidade” como um conjunto de tendências alimentadas, o papel da moralidade da vida humana e as formas de organização na sociedade.
A pós-modernidade seria o período de superação desse modelo de compreensão do mundo.
Passa a ser identificada com fatores a emergência da informática nas relações econômicas, na produção ena comunicação entre as pessoas, a decadência dos regimes comunistas no mundo. Foi desse modo que a pós-modernidade passou a ser sinônimo da globalização mesmo sendo obrigada a entendê-la como reação a cultura.
Informática e Automação
O desenvolvimento da informática, da automação e das telecomunicações foi o fator decisivo da constituição da globalização isso porque não se tratou só de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalizaçoes
  • Globalizações e impacto nas empresas
  • Teoria do do
  • Teorias
  • teoria
  • teorias
  • teoria
  • TEORIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!