Teoria das formas de governo. brasília

Páginas: 8 (1834 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Resenha
BOBBIO, N. Teoria das formas de governo. Brasília: Editora UNB, s. d. pp. 83-94 e pp. 107-115.

Considerado um dos grandes pensadores do século XX Norberto Bobbio nasceu na Itália em outubro de 1909 e morreu 09 de janeiro de 2004. Norberto Bobbio foi filósofo, escritor, senador vitalício italiano e fez parte do movimento de resistência que combatia a ditadura do fascismo .
Nodecorrer de sua carreira, escreveu vários livros, ensaios e artigos. Dentre os seus trabalhos podemos citar o livro escrito em 1955, Política e Cultura que vendeu na Itália mais de 300 mil cópias e foi traduzido para 19 idiomas, outro importante trabalho é seu ensaio de 1994, Destra e Sinistra, e também, uma de suas obras mais vendidas De Senectute e altri scritti autobiografici de 1996 . Visto o valordo trabalho Norberto Bobbio, iremos abordar nesta resenha um texto de sua autoria o capítulo VI e VIII, presente no livro Teoria das formas de governo.
Neste estudo, Norberto Bobbio faz uma investigação ao mesmo tempo histórico e conceitual da teoria das formas de governo na história do pensamento político. Dessa maneira, Bobbio mostra como alguns autores compreendem as formas de governo e demaneira prescritiva descreve as peculiaridade de cada forma de governo e faz juízos de valores sobre os mesmos. Com isso, o autor trata nos capítulos VI e VIII, respectivamente, da contribuição de Maquiavel à teoria política e discuti o pensamento político de Thomas Hobbes.
O autor inicia o capítulo VI ao mostrar a novidade presente no trabalho de Maquiavel expresso no seguite trecho:
“Maquiavelsubstitui a tripartição clássica, aristotélico polibiana, por uma bipartição. As formas de governo passam de três a duas: principados e repúblicas. O principado corresponde ao reino; a república, tanto a aristocracia como a democracia. A diferença continua a ser quantitativa (mas não só quantitativa) e é simplificada: os Estados são governados ou por uma só pessoa ou por muitas. Essa é adifereça verdadeiramente essencial” .

Por meio deste fragmento do texto podemos observar que na visão de Maquiavel o principado ou monarquia corresponde ao reino, à vontade de um soberano, ou seja, uma pessoa física, por outro lado, a república corresponde à vontade coletiva que podemos dizer que está presente na pessoa jurídica. Além disso, para Maquiavel (apud Bobbio, 1994):
“Quando a impugnar oEstado de Cosmo, e á afirmativa de nenhum Estado pode ser estável se não é um genuíno principado ou uma verdadeira república, porque todos os governos intermediários são defeituosos, a razão é claríssima: o principado só tem um caminho para a sua dissolução, que é de descer até a república; e a republica só tem um meio de dissolver-se: subir até o principado. Mas os Estados intermediários têmdois caminhos, um no sentido do principado outro no sentido da república – de onde nasce sua instabilidade” .

Como se pode observar neste trecho, Maquiavel defendia que todos Estados para serem organizados deveriam estar vinculados com a monarquia ou a república, pois todas as formas de governo intermediárias devido apresentar instabilidade estaria destinada a desaparecer. Em relação a isto,Norberto Bobbio acreditava que todas as combinação entre formas intermediária resultava em algo positivo para o estado, desta maneira, ele afirma que:
“o Estado Intermediário que ele critica deriva não de uma fusão de diversas partes, num todo que as partes transcende, mas da conciliação provisória entre duas partes que conflitam, que não chegaram a encontrar uma constituição unitária que asabranja, superando-as a ambas” .

Além disso, outro ponto importante do texto é o modo que Maquiavel classifica os principados, a primeira distinção é a hereditariedade dos príncipes, quando o poder é transmitido com base na sucessão e a segunda distinção são os principados novos, quando o poder é conquistado por quem não era príncipe. Na obra de Maquiavel O Príncipe, os principados novos são o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das formas de governo
  • Teoria das Formas de Governo (Hobbes)
  • TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO
  • Teoria das formas de governo
  • Teoria das formas de governo. platão
  • teoria das formas de governo
  • As Teorias sobre as Formas de Governo
  • A teoria das "formas de governo"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!