Teoria das demonstrações financeiras

Páginas: 22 (5454 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho, enquadra-se na disciplina de Contabilidade Financeira II, tendo como principal objectivo abordar as demonstrações financeiras.
Este tema, foi seleccionado por nós pelo facto de ser um tema de extrema importância na contabilidade de qualquer empresa.
A metodologia utilizada resulta de uma pesquise bibliográfica em fontes electrónicas e em livros, e ainda dematerial fornecido em aulas.
Em termos estruturais, o trabalho está divido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos uma breve referência a quando foi publicado o SNC. No segundo capítulo apresentamos os objectivos, as características e os elementos das demonstrações financeiras. Por último, referimos as principais demonstrações financeiras.


1. DECRETO- LEI

O Decreto-Lei n.º158/2009, de13 de Julho, com portaria n.º 986/2009 de 7 de Setembro, veio aprovar o Sistema de Normalização Contabilística (SNC), no qual se previu a publicação em portaria dos modelos de demonstrações financeiras.
Através do artigo 1º do referente Decreto-Lei, o governo, pelo Ministro de Estado e das Finanças, mandou aprovar os modelos para as seguintes demonstrações financeiras:

1. Balanço;
2.Demonstração dos resultados:
2.1. Por Natureza;
2.2. Por Funções;
3. Demonstração das alterações no Capital Próprio;
4. Demonstração dos Fluxos de Caixa;
5. Anexo.

De acordo com o artigo 11º (ver anexo nº 1), as entidades sujeitas ao SNC, são obrigadas a apresentar as demonstrações financeiras referidas anteriormente.

2. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

2.1. Âmbito

Na Estrutura Conceptual, asDemonstrações Financeiras dizem respeito as que forem preparadas para finalidades gerais, referentes a informação individual ou consolidada, devendo estas serem preparadas anualmente dirigindo-se às necessidades comuns de informação de utentes (investidores, empregados, mutuantes, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, Governo e os seus departamentos e o público). Ainda que o poder decongregar informação de todos estes utentes não seja igual, já que alguns têm o poder de obter informação para além da contida nas Demonstrações Financeiras, a maior parte deles depende das Demonstrações Financeiras como a sua principal fonte de informação, devendo, por isso, as Demonstrações Financeiras ser preparadas e apresentadas atendendo às suas necessidades.
Assim ficam excluídos destaEstrutura Conceptual, os relatórios financeiros de finalidades especiais, não se proibindo que, na preparação destes relatórios especiais se aplique a Estrutura Conceptual, sempre que os requisitos da preparação destes relatórios o permitam.
As Bases para apresentação das demonstrações financeiras de finalidades gerais estabelecem os requisitos globais que permitem assegurar a comparabilidade quercom as demonstrações financeiras de períodos anteriores da mesma entidade, quer com as demonstrações financeiras de outras entidades.
Um conjunto completo de demonstrações financeiras inclui:
a) Um balanço;
b) Uma demonstração dos resultados (por natureza, por funções);
c) Uma demonstração das alterações no capital próprio;
d) Uma demonstração dos fluxos de caixa;
e) Anexo em que sedivulguem as bases de preparação e políticas contabilísticas adoptadas e outras divulgações exigidas pelas Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF).

2.2. Objectivo das Demonstrações Financeiras

O objectivo das demonstrações financeiras de finalidades gerais é o de proporcionar informação acerca da posição financeira (proporcionada pelo balanço), do desempenho financeiro proporcionadapelas demonstrações dos resultados por natureza ou por funções) e das alterações na posição financeira (proporcionada pelas demonstração de fluxos de caixa), de uma entidade que seja útil a um vasto leque de utentes na tomada de decisões económicas.
Para satisfazer este objectivo, as demonstrações financeiras proporcionam informação de uma entidade acerca do seguinte:
a) Activos;
b)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações financeira
  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações Financeiras
  • DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
  • Demonstraçoes financeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!