teoria das cores

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS
TEORIA DA COR: DIFERENÇAS ENTRE COR LUZ E COR PIGMENTO
RUBIMAR ANGRISANO VIEIRA¹; KAREN VELLEDA CALDAS²¹Universidade Federal de Pelotas 1- e-mail rubimarangrisano@gmail.com
²Universidade Federal de Pelotas 2- e-mail caldaskaren@gmail.com
1.INTRODUÇÃO
O mundo que nos cerca seapresenta em uma infinidade de cores. Definimos os objetos em nossa volta por suas formas, tamanhos e cores. Assim poderíamos supor que a cor fosse uma propriedade do objeto, como tamanho e forma. A cor, no entanto, apenas parece uma propriedade dos objetos. Ela de fato existe apenas nos sentidos do observador. Vários estudiosos do passado se dedicaram a entender o fenômeno das cores. Os primeirossistemas de cores foram os de Newton e de Goethe, ambos se concentravam em saber como se formavam as cores.
As cores são estímulos que chegam ao nosso olho a partir de ondas eletromagnéticas contidas na luz branca. Os objetos possuem propriedades materiais que absorvem, refratam e refletem os raios luminosos da luz que incide sobre eles.
Os estímulos que causam as sensações cromáticas sãodividias em dois grupos: as cores-luz e as cores-pigmento. 
2. METODOLOGIA
Através de pesquisa bibliográfica e leitura sobre a teoria das cores. Newton e Goethe foram os primeiros estudiosos a entender o fenômeno das cores e a diferença entre a cor luz e a cor pigmento, relatadas no livro do Pedrosa, 2002. Apresentada a teoria nesse trabalho acadêmico de forma resumida.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Apercepção da cor envolve aspectos fisiológicos que diferem de pessoa para pessoa e a cor enquanto sensação ainda depende de muitos fatores psicológicos, históricos, culturais e sociais, também muito individualizados.
A maioria das pessoas utiliza a intuição para combinar e harmonizar as cores. As dificuldades de definição das cores se iniciam nos modelos abstratos de representação de suascaracterísticas e dimensões. Diferentes modelos espaciais foram desenvolvidos por diversos cientistas que defendem seus pontos de vista e criticam fortemente a visão de teóricos que os antecederam ou de colegas contemporâneos.
Partindo de pressupostos teóricos de distintas áreas como física, filosofia, estética, psicologia, química e outras, assim os resultados apresentados nos livros coincidem em partee divergem muito em outros.
As cores primárias luz foram definidas em 1802 por Thomas Young como sendo o azul, o vermelho e o verde, também chamados de azul violeta, vermelho alaranjado e verde, os componentes da síntese aditiva.
As cores primárias pigmento eram indicadas como sendo o amarelo, vermelho e azul. Goethe antecipou a definição das cores primárias pigmento, quando ele substituiu overmelho pelo púrpura e o azul pelo azul-esverdeado. Mas foi em 1936 que a Agfa e a Kodak padronizaram os nomes destas cores como magenta, cyan (ou ciano) e amarelo, as cores primárias da síntese subtrativa.
As cores primárias são definidas como irredutíveis, o que quer dizer que não podem ser formadas pela soma de outras. Isso se aplica tanto na cor luz quanto na cor pigmento.
Cores primáriasluz são cores secundárias pigmento e as cores secundárias luz são as primárias das cores pigmento. Os esquemas representativos deste princípio mostram as relações complementares entre as cores.
A cor luz
Luz colorida está presente no espectro solar. Da mesma forma que a luz branca pode ser refratada em seus componentes coloridos, as cores luz podem ser justapostas, fazendo a síntese aditiva,tendo como resultado novamente a luz branca.
O elemento que faz a cor aparecer é a luz. Pedrosa define este fato: “A cor não tem existência material: é apenas sensação produzida por certas organizações nervosas sob a ação da luz – mais precisamente, é a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão” (Pedrosa, 2002, p.17).
As cores luz podem ser reduzidas nas primárias azul, vermelho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria das Cores
  • Teoria das Cores
  • TEORIA DAS CORES
  • Teoria das cores
  • teoria das cores
  • A Teoria das cores
  • teoria das cores
  • teoria das cores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!