TEORIA DA TRADU O INTERSEMI TICA

668 palavras 3 páginas
1- TEORIA DA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA
Tradução intersemiótica nada mais é do que a adaptação da linguagem verbal, para a não verbal. Uma passagem de signos linguísticos para representações e códigos visuais. Mas não é tão fácil assim, para realizar esse processo é necessário ter o conhecimento de semiótica, que é o estudo dos signos, da percepção desses signos e dos sistemas sígnicos.
O grande pensador Roman Jakobson definiu em três os tipos de tradução:
Intralingual, ou paráfrase, que é reescrever um texto a partir dos signos de uma mesma língua.
Interlingual, que seria passar um texto de uma língua para outra língua.
Intersemiótica, ou transmutação, que é a interpretação de signos textuais por outros signos não-verbais.

Para nos atermos a intersemiótica podemos observar como exemplos os livros e quadrinhos, como Ensaio Sobre a Cegueira, livro de José Saramago, Herry Potter, livro de J.K Holing, os quadrinhos dos X-Men, Homem Aranha e muito outros. Estas obras foram feitas em diferentes momentos históricos e culturais, que posteriormente quando traduzidos para a linguagem audiovisual tiveram que sofrer diversas adaptações.
É muito comum as pessoas lerem um livro e se decepcionarem com o filme, pois não conseguem compreender que uma linguagem não dá conta da outra. No caso do livro, a interpretação da história e a atribuição de significados se dá de forma única, pois o leitor carrega com ele sua bagagem cultural e consegue imaginar o que está lendo. Ou seja, é um processo entre o indivíduo e a obra. Quando assistimos à um filme baseado em um livro, nos deparamos com a tradução intersemiótica de diversas pessoas, roteirista, diretor, atores, figurinistas, produtores etc. Que podem ser influenciados também por questões culturais e até comerciais e adaptarem aquela obra primariamente verbal em uma não verbal utilizando equivalentes intersemióticos que visam sempre trazer informações visíveis ou audíveis ao espectador. Palavras como, pensa, lembra, esquece e sente,

Relacionados