Teoria da Relatividade

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
 Introdução
A partir do surgimento da física assim como da ciência busca-se a verdade através de uma constante transformação, o que ontem era considerado verdade hoje pode ser transformado por meio de uma nova descoberta. Um exemplo que pode ser usado é a Teoria da Relatividade, pois quando foi conduzida esta teoria abalou a ciência no século XX e derrubando conceitos pregados comoverdades incontentáveis. Estas novas definições declaradas pela Teoria da Relatividade é o assunto que esse trabalho desenvolverá.


TEORIA DA RELATIVIDADE
A Teoria da Relatividade, proposta pelo físico Albert Einstein no início do século 20, é um dos mais significativos avanços científicos do nosso tempo. Embora o conceito da relatividade não tenha sido introduzido por Einstein, sua maiorcontribuição foi o reconhecimento de que a velocidade da luz no vácuo é constante e um limite físico absoluto para o movimento. Isto não tem um grande impacto na vida cotidiana de uma pessoa, uma vez que viajamos em velocidades muito mais lentas que a velocidade da luz. Para objetos que viajam quase à velocidade da luz, no entanto, a teoria da relatividade afirma que os objetos se movem maisdevagar e com o comprimento mais curto do ponto de vista de um observador na Terra. Einstein também formou a famosa equação E = mc2, a qual revela a equivalência entre massa e energia. 
Quando Einstein aplicou a sua teoria a campos gravitacionais, ele criou o "continuum espaço-tempo curvo", o qual retrata as dimensões de espaço e tempo como uma superfície bidimensional onde objetos maciços criam valese depressões na superfície. Este aspecto da relatividade explicou os fenômenos da curvatura da luz ao redor do Sol, predisse buracos negros bem como a Radiação Cósmica de Fundo em Microondas (RCFM) - uma descoberta que rende anomalias fundamentais à hipótese clássica de Estado Estacionário. Pelo seu trabalho sobre a relatividade, o efeito fotoelétrico e a radiação de corpo negro, Einstein recebeuo Prêmio Nobel em 1921.
A Teoria da Relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não inercial. Apesar de formar uma só teoria, elas foram propostas em tempos diferentes, no entanto ambas trouxeram o conhecimento de que osmovimentos do Universo não são absolutos, mas sim relativos.


TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA
Sabe-se há muito tempo que a Terra realiza movimento de translação ao redor do Sol, e existem também estrelas com movimentos conhecidos e de alta velocidade. Porém, ao medir a velocidade da luz vinda de diferentes direções e de astros em movimento, não se encontrou qualquer alteração na sua velocidade.Esta velocidade é a constante c = 300.000 Km/s, comprovada pelos estudos de óptica e eletromagnetismo feitos até então. Este fenômeno necessitou de explicações diferentes do modelo clássico, visto que este visava tempo e espaço como absolutos. Para reunir os conceitos plausíveis da mecânica dos corpos e da dinâmica do eletromagnetismo surge então a Relatividade Restrita.
Esta teoria de Einstein,publicada em 1905, abordava inicialmente à eletrodinâmica dos corpos em movimento, a qual se propunha reformar para estar em conformidade com o princípio da relatividade (as leis dos fenômenos físicos não dependem do movimento retilíneo e uniforme). Com este ideal primário, Einstein proporcionou ao mundo o surgimento da relatividade restrita que exprime uma condição de covariância, que seria paracerta grandeza a forma de sua transformação devido a mudanças do referencial espaço-tempo.

TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL
Conta-se que em 1907 estando em seu escritório, quando ainda trabalhava no departamento de patentes, Einstein, olhando pela janela, avistou trabalhadores que faziam certo serviço no prédio ao lado. Ele imaginou uma situação hipotética, pensando no que aconteceria se um dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria da relatividade
  • Teoria da relatividade
  • Teoria da relatividade
  • A TEORIA DA RELATIVIDADE
  • teoria da relatividade
  • Teoria da Relatividade
  • Teoria da relatividade
  • Teoria da relatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!