Teoria da Psicanalise dentro das organizações.

Páginas: 14 (3368 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
1-Nome completo do autor do fichamento.

FERREIRA, Jessica Miranda;
CARUZO, Joyce Cristina Caruzo;
BUENO, Juliana Faria Bueno;
ALVES, Mileide Ferreira.

2-Obra em fichamento.

AGUIAR, Maria Aparecida F. de.Teoria de Campo e Comportamento Organizacional. In: Psicologia Aplicada a Administração. São Paulo: Excellus, 1992, p.91 a 114.

3-Especificação do referente utilizado.

Oreferido material texto, trata sobre as questões da psicanálise nas organizações empresariais e a compreensão dos conceitos básicos de personalidade, etc.

4-Resumo do Artigo.

4.01 “Os principais conceitos da teoria psicanalítica são os de energia, libido e pulsão; as subdivisões da personalidade (id, ego e superego); as qualidades mentais (consciente pré-consciente e inconsciente); osinstintos; as defesas do ego e a formação das características individuais.” (p.96)

4.02 “O id é a parte mais obscura, inacessível e desorganizada da penalidade e o mais primitivo e mais velho dos sistemas mentais.” (p.96)

4.03 “O ego surge, essencialmente, como mediador que tenta ter em conta exigências contraditórias e por isso mesmo encontra-se ameaçado por diferentes perigos: do mundo exterior, dalibido, do id e da severidade do superego. O ego tenta tornar o id dócil ao mundo e este, graças à ação muscular, conforme ao desejo do id.” (p.98)
4.04 “Representa a moralidade, reflete os padrões da sociedade em que a criança é educada e é a ultima subdivisão da personalidade a ser formada. O superego luta pela perfeição, que é o ego ideal e ele estabelece os padrões de conduta da ética,enquanto a consciência age na função de um juiz, que impõe punições para as infrações dos padrões estabelecidos.” (p.98)

4.05 “A função mais geral do superego é limitar as gratificações instintivas, não de acordo com o principio da realidade, que orienta o controle do ego sobre os impulsos, mas sim de acordo com o perfeccionismo e os inacessíveis padrões impostos pelos pais, ou melhor, pelo superegodos pais.” (p.99)

4.06 “Ao dividir as personalidades em três unidades – id, ego e superego -, Freud não estabeleceu fronteiras rígidas entre elas, porque, para ele, a personalidade total de uma pessoa normal seria justa quando trabalhada como unidade, e não como três sistemas separados e em posição.” (p.99)

4.07 “Nosso conteúdo da mente pode ter três qualidades: Consciente, pré-conscientesou inconsciente. As atitudes do ego são conscientes mais nem tudo, as realizações do ego também podem ser pré-conscientes.” (p.99)

4.08 “Consciente: É a qualidade momentânea que caracteriza as percepções externas e internas do meio do conjunto dos fenômenos psíquicos, ou seja ela é ligada para entender o que ocorre nos pensamentos (interno) e no mundo externo da pessoa.” (p.99-100)

4.09“Pré-consciente: Os conteúdos não estão presentes no campo atual da consciência e, portanto, são inconscientes no sentido “descritivo” do termo, ele se distingue dos conteúdos do sistema inconsciente, mais permanece com alguns direitos acessíveis a consciência”. (p.100)

4.10 “Inconsciente: O inconsciente não é nem - ser nem não - ser, mas é algo não - realizado, é inacessível a contradição, álocalização espaço temporal como função do tempo”. (p.101)

4.11 “O individuo obedece ao princípio fundamental de seu funcionamento, isto é, buscar o prazer e evitar o desprazer. Na medida em que o desprazer esta ligado ao aumento das quantidades de excitação e o prazer a sua redução, o principio do prazer é um principio econômico. Segundo Freud, o principio de realidade é a única que permitira aspulsões atingirem, através dos desvios e dos adiantamentos necessários, a satisfação almejada.” (p.101)

4.12 “Segundo Freud, é um dos dois princípios que regem o funcionamento mental. Ele esta ligado ao principio do prazer e modifica-o. Esta modificação se dá a medida que ele consegue impor-se como principio regulador. Neste processo, a procura da satisfação não se efetua pelos caminhos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicanálise nas organizações
  • teoria da psicanalise
  • teoria psicanalise
  • A atuação de osm dentro das organizações
  • Os desafios da comunicação dentro das organizações
  • Comportamento individualista dentro das organizaçoes
  • Psicomotricidade dentro das organizações
  • como implementar o CRM dentro das organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!