Teoria da precificação por arbirtagem

508 palavras 3 páginas
Teoria da precificação por arbitragem (APT)

O modelo APT (Arbitrage Pricing Theory) tem como suposição fundamental que o retorno esperado dos ativos com risco resulta de uma combinação linear de “k” fatores, mas sem determinar diretamente a quantidade de fatores que influirão no processo de formação dos preços intrínsecos dos ativos. Podendo ser um, dois, três, quatro ou mais fatores. A formação dos preços resultará de influências exercidas pelo risco sistemático que fatores macroeconômicos exercem sobre o mercado, no entanto, tais fatores não são facilmente observáveis. O número “k” de fatores dependerá diretamente do tamanho do conjunto de ativos a serem estudados, isto é, existe uma relação de proporcionalidade entre o número de ativos utilizados na pesquisa empírica e o número de fatores a serem estimados. Infere-se que tais fatores se relacionam com os determinados eventos inesperados (surpresa) que influenciarão diretamente na volatilidade das taxas de retorno esperadas.
Para melhor entendimento do APT é interessante apresentar-se o que é arbitragem. O conceito de arbitragem é a exploração da relativa má-precificação entre dois ou mais títulos para ganhar lucros econômicos livres de risco. Uma oportunidade de arbitragem surge quando um investidor consegue construir uma carteira com zero de investimento que irá render um lucro seguro. Este zero de investimento significa que os investidores não precisam usar nenhum dinheiro próprio. Para construir uma carteira com zero de investimento, a pessoa tem que ser capaz de vender “a descoberto” pelo menos um ativo e usar os rendimentos para comprar um ou mais ativos.
O risco não-sistemático que também é considerado na APT é derivado de eventos que são específicos a cada ativo de risco e, portanto, não influenciará de forma representativa o desempenho econômico dos demais ativos excetuando-se quando um dado ativo que está sob a influência de tal risco representar significativamente o mercado de capitais.
De

Relacionados