teoria da politica monetaria

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013

Teoria da politica monetária no Modelo keynesiano


Em substituiçäo ao paradigma clássico da moeda como simples meio de troca, Keynes vê suas importantes funçöes como reserva de valor, introduzindo em sua análise das funçöes da moeda os elementos risco e incerteza. Trata-se do enfoque mais adequado à realidade das economias capitalistas modernas, com importantes e desenvolvidos sistemasfinanceiros.

Marshall, Wicksell e Fisher formularam a teoria quantitativa da moeda a partir de uma concepçäo dicotômica do mercado de ativos: a moeda era considerada insubstituível como instrumento de compensaçäo de defasagens entre recebimentos e pagamentos; mas inteiramente indesejável como aplicaçäo patrimonial duradoura, por näo render juros. Keynes, nos capítulos da "Teoria Geral" sobre a"Preferência pela Liquidez", identifica uma razäo para que a moeda se torne atrativa como forma de aplicaçäo de patrimônio, ao destacar a especulação como um dos motivos para a retenção de moeda pelo público.

Neste sentido, observa-se que, segundo Keynes, há três (3) motivos para a procura de moeda: as transaçöes, a precauçäo e a especulaçäo.

A procura de moeda para transaçöes era identificadapelos economistas neoclássicos: o estoque necessário para compensar as defasagens entre recebimentos e pagamentos. Até aí, Keynes só inventou uma denominaçäo. O segundo componente, a procura por precauçäo, correspondia aos encaixes de segurança, näo de todo esquecidos pelos neoclássicos. Seriam os saldos de caixa mantidos para enfrentar despesas imprevistas, aproveitar oportunidades de bonsnegócios, etc. Na boa linha neoclássica, Keynes admitiu que näo apenas a procura de moeda por transaçöes, mas também a demanda por precauçäo fosse proporcional à renda nominal, na forma marshalliana (k.P.Y), sendo k uma constante.

A grande novidade de Keynes era a procura especulativa, na qual se identificava uma possível razäo para guardar moeda como aplicaçäo patrimonial duradoura. Essa razäo seriauma expectativa de um aumento na taxa de juros, com a baixa consequente na cotaçäo dos títulos. Nesse caso, poderia ser perfeitamente racional guardar moeda à espera de que os títulos de renda fixa baixassem de preço.

O sucesso da economia keynesiana foi por si mesmo resultado da grande depressão, da qual ela mostrou a saída. O apoio para a economia keynesiana ou para a Nova Economia (de então)se fortaleceu depois do sucesso do corte nos impostos em 1964 (nos EUA). O apoio se enfraqueceu quando a inflação piorou na segunda



  Teoria da politica monetária no Modelo monetarista

A teoria quantitativa estrita (clássica) sustenta que o nível de preços é proporcional à quantidade de moeda. Apesar de a teoria quantitativa ser secular, poucos têm acreditado na teoria quantitativaestrita. Isto é, poucos têm acreditado que o nível de preços é estritamente proporcional ao estoque monetário ou que a moeda é o único fator que afeta o nível de preços. Ao invés disso, os teóricos quantitativos modernos, como Irving Fisher, argumentam que o estoque monetário é, na prática, o mais importante fator isolado que produz inflaçäo.

Os monetaristas, como Friedman, argumentam que umareduçäo no estoque monetário realmente, na prática, primeiro reduz o nível de produçäo e somente depois tem efeito sobre os preços. Portanto, Friedman e outros monetaristas fazem uma importante distinçäo entre os efeitos a curto e longo prazos de variaçöes na moeda.

Eles argumentam que, a longo prazo, a moeda é mais ou menos neutra. As variaçöes no estoque monetário, depois de terem percorrido seucaminho pela economia, näo têm nenhum efeito real e somente modificam os preços.A teoria quantitativa e a neutralidade da moeda partem de uma perspectiva a longo prazo, näo säo somente possibilidades teóricas, mas sim uma descriçäo razoável do meio pelo qual o mundo funciona. Mas, a curto prazo, eles argumentam que a política monetária e as variaçöes no estoque monetário podem ter e realmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas monetarias
  • Politica monetaria
  • Politica Monetaria
  • politica monetária
  • Politica monetaria
  • politica monetaria
  • Política Monetária
  • Política monetária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!