Teoria da motrvação e exemplo

1226 palavras 5 páginas
A TEORIA DE MASLOW
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. A estrutura começa com a base sendo das necessidades fisiológicas - tais como comida, calor, descanso e água. O segundo degrau é referente à proteção e segurança - consisti a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. . No meio da pirâmide encontramos as necessidades de socialização - onde o indivíduo busca participar de um grupo, ter amigos e relacionamentos. No penúltimo degrau a busca é pelo reconhecimento - a auto-estima e o sucesso entre os outros. A ponta da pirâmide contém a auto-realização - onde é preciso alcançar metas pessoais de conquista.
Em resumo, apenas e tão somente, quando uma necessidade for satisfeita, o ser humano terá necessidade da próxima.

EXEMPLO: (relacionado ao salário do funcionário)
De acordo com as proposições de Maslow, o salário proporciona a satisfação de algumas necessidades básicas (fome e sede) e de segurança (contas de poupança, apólices de seguro) do indivíduo. Desta forma, se as pessoas apresentarem alto grau de insatisfação em relação ao salário que recebem, indica que elas possam estar frustradas por não estarem conseguindo atingir esses níveis básicos de necessidades, gerando um nível de motivação baixo.

TEORIA DA EQUIDADE
Segundo os autores da teoria, as pessoas sentem-se motivadas sempre que esperam receber da organização (seja em forma monetária, reconhecimento público, promoção, transferências, ou outra) uma compensação justa pelos os seus esforços em favor da organização. A justiça desta compensação é avaliada pelas pessoas através da comparação entre o que recebem outras pessoas cujos

Relacionados