Teoria da matemática - a matemática na organização

Páginas: 12 (2894 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Teoria da Matemática - Início

A Teoria da Matemática surgiu com a concepção da Pesquisa Operacional, no decorrer da II Guerra Mundial. A preocupação de se aplicar o método científico de investigação e experimentação na melhoria dos armamentos técnicos militares levou os aliados a estenderem suas investigações de laboratórios ao âmbito das próprias operações de guerra. Após 1945, a P.O.passou gradualmente a ser empregada em empresas públicas americanas e, após, nas privadas, em face do seu sucesso nas operações americanas.
A teoria da matemática tem a capacidade de proporcionar soluções de problemas empresariais, como na área de recursos humano, produção, de comercialização, finanças e claro, na área geral da administração. Quando aplicado aos problemas administrativos,recebem o nome de Pesquisa Operacional que é usada, sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar o desempenho.
A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência que objetiva fornecer ferramentas quantitativas ao processo de tomada de decisões. É constituída por um conjunto de disciplinas isoladas, tais como Programação Linear, Teoria dasFilas, Simulação, Programação Dinâmica, Teoria dos Jogos, etc. De uma maneira geral, todas as disciplinas que constituem a PO se apóiam em quatro ciências fundamentais: Economia, Matemática, Estatística e Informática.
As decisões administrativas podem ser tomadas por base em equações matemáticas que simulam certas situações reais do cotidiano, que obedecem a determinadas “leis” ouregularidades.

1. Origens da Teoria Matemática na Administração

A teoria surgiu na Administração a partir de quatro causas básicas:

1. O trabalho clássico sobre a Teoria dos Jogos de Von Neumann e Mongenstern: Em 1944, com a publicação por John Von Neumann e Oskar Morgenstern de Theory of games and Economic Behavior, este ramo da matemática ganhou uma maior proeminência. É muito usadoem economia, para procurar estratégias em situações em que o resultado não depende apenas da estratégia própria de um agente e das condições de mercado, mas também das estratégias escolhidas por outros agentes (que tendem a maximizar o seu próprio retorno) ou para examinar a concorrência e cooperação dentro de pequenos grupos de empresas. Assim, um jogo pode ser definido como um conflitoenvolvendo ganhos e perdas entre dois ou mais oponentes que seguem regras formais.
2. O estudo do processo decisório: por Hebert Simon e com o surgimento da Teoria das Decisões, os estudiosos da Administração começaram a ressaltar a importância mais da decisão do que da ação dentro da dinâmica organizacional. A tomada da decisão, tão importante para a teoria comportamental, passou a ser consideradaum elemento de primeira importância no sucesso de qualquer sistema cooperativo.
3. A existência de decisões programáveis: Decisões Programadas e Não-programadas. As programadas são aquelas que apresentam soluções para problemas rotineiros As não-programadas são aquelas que apresentam soluções específicas através de um processo não estruturado para resolver problemas. A resolução dessesproblemas sempre envolverar riscos e incertezas.
4. Desenvolvimento dos computadores: Ponto essencial para o desenvolvimento de técnicas matemáticas. Capacidade de realizar com agilidade operações que demorariam anos se efetuadas em máquinas de calcular convencionais.

2. Processo Decisorial

Recebe esse nome, pois é a seqüência de etapas que formam uma decisão. Constitui o campo deestudo da Teoria da Decisão, que é considerada como uma Teoria da Matemática.
O foco da Teoria da Matemática é a tomada de decisão, que pode ser estudada por duas perspectivas: processo e do problema
1. Perspectiva do processo: se concentra nas etapas do processo de decisão, é genérica. É uma abordagem criticada por se relacionar muito com o procedimento e não com o conteúdo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matemática na organização
  • Teoria da Matemática
  • Teoria estruturalista e teoria matemática
  • Resenha Teoria Matemática da Comunicação
  • Teoria matemática da administração
  • Teoria Matemática da Comunicação
  • Teoria matemática da administração
  • Teoria matemática da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!