teoria da literatura 1 - Estrutualismo

1386 palavras 6 páginas
Estruturalismo - Definição e Explicação
O estruturalismo é uma corrente de pensamentos nas ciências humanas que se inspirou no modelo da linguísticva criada por Ferdinand de Saussure e que apreende a realidade social como um conjunto de formas da relação,a teoria estruturalista consiste em explicar o real não apenas a partir dos seus elementos mas sobretudo a partir da sua estrutura, na qual se vê uma realidade independente. O estruturalismo é uma abordagem que veio a se tornar um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia da matemática e a sociedade na segunda metade do século XX. Porém, "estruturalismo" não se refere a uma "escola" claramente definida de autores, embora o trabalho de Ferdinand de Saussure seja geralmente considerado um ponto de partida. O estruturalismo é mais bem visto como uma abordagem geral com muitas variações diferentes. Como em qualquer movimento cultural, as influências e os desenvolvimentos são complexos.De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as estruturas através das quais o significado é produzido dentro de uma cultura.
De acordo com a teoria estrutural, os significados dentro de uma cultura são produzidos e reproduzidos através de várias práticas, fenômenos e atividades que servem como sistemas de significação. Um estruturalista estuda atividades tão diversas como rituais de preparação e do servir de alimentos, rituais religiosos, jogos, textos (literários e não-literários) e outras formas de entretenimento para descobrir as estruturas profundas pelas quais o significado é produzido e reproduzido em uma cultura. Por exemplo, o antropólogo e etnógrafo Claude Lévi-Strauss (um antigo e proeminente praticante do estruturalismo), analisou fenômenos culturais incluindo mitologia, relações de família e preparação de alimentos.
Ao fazer estudos em literatura, um crítico estruturalista examinará a relação subjacente dos elementos ('a estrutura') em, por exemplo, uma história, ao invés

Relacionados

  • Estruturalismo
    3331 palavras | 14 páginas